Casos de sarampo no mundo crescem 300% em 2019, diz OMS

Facebook Whatsapp Twitter
Sexta-feira, 19 de abril de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Saúde

Casos de sarampo no mundo crescem 300% em 2019, diz OMS

Facebook Whatsapp Twitter Google+

15/04/2019 às 12h20

Cristine Rochol/PMPA
Segundo a OMS, a alta segue uma tendência dos últimos dois anos

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
Os casos de sarampo registrados no mundo tiveram alta de 300% em 2019, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta segunda-feira (15). Segundo dados dos três primeiros meses do ano, já foram reportados 112.163 casos da doença em 170 países diferentes. Em 2018, foram 28.124 casos no mesmo período em 163 países.

Segundo a OMS, a alta segue uma tendência dos últimos dois anos. Os surtos atuais acontecem na República Democrática do Congo, Etiópia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Madagascar, Mianmar, Filipinas, Sudão, Tailândia e Ucrânia.

Nos últimos meses, altas nos números de casos também aconteceram em países com alta cobertura de vacinação, como os Estados Unidos, Israel, Tailândia e Tunísia.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

A OMS alerta que a taxa de cobertura vacinal global está abaixo da meta, em 85%, e que os números de cobertura da segunda da dose da vacina são ainda menores: 67%.

Brasil perde certificado de erradicação

O Brasil perdeu o certificado de erradicação do sarampo após a confirmação de mais um caso endêmico, ou seja, dentro do território brasileiro em 23 de fevereiro no Pará.

O país viveu um surto da doença em 2018 com mais de 10 mil casos registrados especialmente no Amazonas e em Roraima.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Desafios do Brasil na luta contra o sarampo

Em janeiro de 2019, o Brasil tinha três estados com surto da doença: Amazonas, Roraima e Pará. Entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2019, o país registrou 10.374 casos. O pico foi atingido em julho de 2018, com 3.950 casos.

Até 19 de março, houve confirmação laboratorial de 48 casos de sarampo no Brasil. Destes, 20 estão relacionados a casos importados e 28 a casos endêmicos, sendo 23 no Pará e cinco no Amazonas.

Fonte: Bem Estar


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso