Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Combinação de álcool e fumo e DST são vilões do câncer de cabeça e pescoço

11/07/2018 às 10h51

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Dificuldade de engolir e rouquidão persistente são alguns dos sintomas / Foto: Reprodução

Campanha ainda pouco conhecida pela maioria da população, o Julho Verde, período de combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, traz um alerta importante para as mulheres, mas, principalmente, aos homens. Números do Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgados este ano apontam que a incidência de câncer no Brasil em 2018 deve ficar em torno de 600 mil novos casos, com estimativa de três em cada 10 tumores diagnosticados relacionados a hábitos evitáveis, como tabagismo (agente causador de 30% de diversos tipos de câncer, incluindo boca, laringe, faringe, esôfago, segundo números da Organização Mundial de Saúde  - OMS) e consumo de álcool, ambos diretamente relacionados aos cânceres da região da cabeça de do pescoço. Dados do instituto indicam ainda que a estimativa de surgimento de novos casos de tumores da região é: cavidade oral 11.2 mil, esôfago 8, 24 mil e 6,39 laringe – todos entre os 10 mais frequentes entre homens.

“É importante frisar que chamamos de câncer de cabeça e pescoço tumores que surgem nas seguintes regiões: na cavidade oral (boca), faringe (garganta), laringe, cavidade nasal (nariz), seios da face e glândulas salivares. Apesar de serem estruturas localizadas próximas umas das outras, são tumores com comportamentos inteiramente diferentes. Alguns são mais agressivos que outros”, esclarece a oncologista da Oncoclínica Centro de Tratamento Oncológico – unidade do Grupo Oncoclínicas no Rio de Janeiro, Juliana Ominelli.  

“Geralmente, esse tipo de câncer afeta de duas a três vezes mais homens do que mulheres, mesmo quando relacionado ao Vírus do Papiloma Humano (HPV), doença sexualmente transmissível. E é mais incidente em pacientes com idade entre 50 e 60 anos, podendo surgir na faixa etária mais jovem, com cerca de 30 anos”, analisa a médica. 

A oncologista enfatiza alguns sinais nem sempre associados à doença e chama a atenção para o perigo da combinação de tabagismo e álcool: “Os principais sintomas vão depender da localização onde o tumor se desenvolver, podendo iniciar como um nódulo no pescoço, dor ou dificuldade de engolir, falta de ar, rouquidão persistente, sangramento, um machucado que não cicatriza na boca, na língua ou no lábio”, observa Juliana.

Diagnóstico precoce ainda é crucial para a recuperação completa

É unanimidade entre especialistas que conhecer os fatores de risco do Câncer de Cabeça e Pescoço ajuda na prevenção mais eficaz. “Devemos ficar mais atentos a pessoas que fumam e ingerem bebida alcoólica com frequência. Essa associação parece aumentar ainda mais o risco, como se um elevasse a potência do outro de surgimento do câncer. Tabaco, ingestão de bebida alcoólica e infecção por HPV são as principais ameaças, mas não são as únicas. Há, também, a predisposição genética e tratamento prévio com radioterapia”, observa a oncologista, que evidencia: “A infecção por HPV está associada, principalmente, ao câncer que surge na boca, frequente em pacientes mais jovens. Já era sabido que o HPV estava relacionado a outros tumores, como câncer de colo uterino. Contudo, a associação dessa infecção ao Câncer de Cabeça e Pescoço ficou mais evidente com a diminuição do tabagismo e aumento da doença em pacientes jovens. Afinal, historicamente, este tipo de câncer ocorria principalmente em homens com cerca de 60 anos”, diz Juliana.  

Apesar da agressividade desse tipo de tumor, a cura é um quadro real, desde que o prognóstico seja precoce: “Há cura, caso o diagnóstico seja identificado de forma prematura, com a doença pequena e localizada. O tratamento pode ser por meio de cirurgia ou radioterapia, dependendo da localização e do tamanho do tumor. A escolha do tratamento deve ser feita por uma equipe de médicos especialistas, para definir a melhor opção e minimizar sequelas”, recomenda a oncologista.    

Para a médica, tão importante quanto ter conhecimento das condições de risco é estar em harmonia com os aliados da saúde: “Sabemos que ter uma vida saudável e equilibrada diminui muitos problemas, desde o risco de câncer até ameaça de doenças do coração. Então, evitar o tabagismo e a ingestão de bebida alcoólica favorece diretamente a prevenção de Câncer de Cabeça e Pescoço. O diagnóstico precoce é essencial para que seja possível realizar um tratamento com chances de cura. Dessa forma, o surgimento de lesões (nódulos, massas, machucados), principalmente, em pessoas que já possuem fatores de risco deve ser sempre investigado”, assegura a médica.

Fonte:

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes