Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Como cultivar plantas ou uma horta beneficia a saúde física e mental

08/07/2019 às 17h22

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Jardins terapêuticos conquistam popularidade como uma forma complementar de enfrentar condições que abalam a mente e o corpo / Foto: Reprodução

Nos últimos anos, foram publicados diversos estudos mostrando o papel positivo do hábito de cultivar plantas para a saúde mental. A estratégia começou a ser colocada em prática por algumas empresas e centros médicos nos Estados Unidos e na Europa e agora chega com tudo ao Brasil.

Um dos primeiros locais a implementar um espaço do tipo para seus pacientes foi o Hospital Infantil Darcy Vargas, na capital paulista. Na mesma tendência, a

Universidade Federal de São Paulo inaugurou um grupo de pesquisas sobre o tema. Eles instalaram uma horta comunitária no terraço da faculdade de medicina da instituição.

“A ciência nos mostra que mexer com a terra traz ganhos contra ansiedade, depressão e até doenças como diabetes e hipertensão“, conta a nutricionista Luciana Tomita, uma das idealizadoras do projeto.

Todas as frutas, legumes e temperos são utilizados nas refeições dos próprios estudantes, que ainda fazem refeições mais equilibradas.
 

No que prestar atenção antes de comprar mudas e sementes

Tipos: pesquise quais são as espécies que mais se encaixam na sua disponibilidade de tempo e de cuidados diários.
Local: você tem quintal? Vai usar vasos e jardineiras? Confira o porte da planta e veja se ela cabe no espaço que possui em casa.
Iluminação: a maioria adora aquele solzinho da manhã. Quando os raios ficam muito fortes próximo ao meio-dia, uma sombra é bem-vinda.
Irrigação: nada de exageros. Verifique se a terra ao redor do tronco está seca ou úmida. Cada tipo requer uma quantidade certa de água.
Época: a estação do ano também influencia no crescimento das plantas. Respeite os ciclos da natureza, faça replantios e bote adubos.

Fonte: Saúde Veja

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes