Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Como engravidar rápido: 5 dicas fundamentais

09/08/2019 às 10h50 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Muitas pessoas, assim que decidem ter um bebê, querem que a gravidez ocorra rápido / Foto: Reprodução

Como engravidar rápido? Essa é uma dúvida de muitos casais que acham que têm dificuldade para engravidar. Podemos classificar assim a situação do casal que realizou tentativas no período fértil durante 12 meses, sem sucesso. Como regra geral, desde que não exista uma causa já bem definida, 85% das mulheres engravidam nesse período. Para mulheres acima de 35 anos, as tentativas sem tratamento devem se reduzir a 6 meses.

Muitas pessoas, assim que decidem ter um bebê, querem que a gravidez ocorra rápido. Para isso, é indispensável estar com a saúde em dia. Veja algumas dicas para isso:

1. Converse com um ginecologista

Independentemente da idade, todos os casais que planejam engravidar e querem fazer isso rápido devem ser orientados a realizar alguns exames que já conseguem afastar causas graves de infertilidade e, assim, já iniciarem um planejamento através de orientação de suplementação, como por exemplo, de ácido fólico para as mulheres, orientações dietéticas, estilo de vida, parar de fumar, moderar ou parar a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar o sedentarismo, entre outras.

2. Não espere muito tempo depois de abandonar a pílula

O retorno da fertilidade com os anticoncepcionais modernos é rápido, portanto não haverá demora para engravidar neste período. Existe um mito de que determinadas mulheres tiveram dificuldade ou não conseguiram engravidar devido ao uso dos anticoncepcionais, mas isso não procede. Existem até falhas, em um número muito baixo de mulheres que engravidam na vigência do uso do anticoncepcional.

3. Conheça seu período fértil

O período fértil acontece na fase ovulatória, portanto, é a melhor época para ter relações e conseguir engravidar mais rápido. Neste período se produz o muco cervical que consiste num líquido viscoso que vai proporcionar a entrada dos espermatozoides no útero e, dessa maneira atingir as trompas, onde irá encontrar o óvulo e iniciar o processo da fertilização.

4. Cuide da alimentação e de seu peso

Vale ressaltar que ter uma alimentação equilibrada é fundamental tanto para a mulher quanto para o homem que querem engravidar rápido. O sobrepeso e a obesidade podem interferir na produção hormonal feminina e masculina desequilibrando de alguma maneira o processo de ovulação e a produção e qualidade dos espermatozoides. Uma dieta ruim pode levar à carência de nutrientes e vitaminas, que são fundamentais no processo da reprodução, na evolução da gestação e até na saúde do bebê. Portanto, uma dieta equilibrada é importante em todas as fases, e não só no período fértil.

5. Fique um tempo deitada após a relação

Os espermatozoides aderem muito rapidamente ao muco produzido no colo do útero chegando rapidamente até as trompas, mas, apesar disso, recomenda-se que a mulher permaneça um período deitada e não faça nenhuma higiene interna vaginal.

O ideal seria a parada total no consumo de fumo e álcool, que por diversos mecanismos levam a alterações celulares em todo o organismo, com danos ao DNA, liberação de radicais livres dificultando uma série de reações celulares que podem levar a dificuldade na gestação.

E os remédios para engravidar mais rápido?

Quanto aos remédios ditos naturais, é necessário muito cuidado. Como não existe controle nessas produções, não se sabe exatamente o que contém. Muitas vezes agem como efeito placebo, mas sempre existe risco pela falta de comprovação científica e procedência desses produtos.

Fonte: Minha Vida

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes