Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Como manter a postura no trabalho para evitar dores nas costas

12/11/2019 às 10h50

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
. A má postura é uma das principais causas de dores nas costas. / Foto: Reprodução

Sentado de frente para o computador durante muito tempo, é difícil manter a coluna ereta e os pés totalmente alinhados com o chão. A má postura é uma das principais causas de dores nas costas — líder de afastamentos por licença médica, de acordo com a Secretaria da Previdência.

“A necessidade de permanecer muito tempo sentado prejudica muito a coluna, pois ela fica em uma posição desconfortável. É ficando sentado que mais sobrecarregamos a coluna” afirma Luiz Cláudio Lacerda, ortopedista especialista em cirurgia de coluna.

Outra área onde é comum sentir dores após horas de trabalho é na região cervical, parte de cima da coluna, que inclui o pescoço. Estas dores normalmente são causadas pelo uso inadequado do celular ou do mau posicionamento da tela do computador.

“Não fique na mesma posição horas a fio, procure mudar a postura sempre que possível. Pausas curtas e frequentes são melhores para as costas do que paradas longas” orienta o ortopedista Márcio Schiefer, professor Adjunto de Ortopedia da Faculdade de Medicina da UFRJ.

A recomendação é que o trabalhador se levante e ande 5 minutos a cada hora de trabalho sentado. Isto ajuda a diminuir a sobrecarga das costas.

As dores são resultado de processos inflamatórios e degenerativos na região. Senti-las de vez em quando pode não ser muito preocupante, levando em consideração que, em alguns dias, sobrecarregamos determinadas áreas do nosso corpo. Mas sentir incômodos frequentes pode ser sinal de que há algo grave acontecendo com o seu corpo.

“Se o indivíduo tem quadros dolorosos várias vezes e toma analgésicos para sanar momentaneamente o problema, pode estar mascarando uma doença mais grave. Por isso, recomendo que haja uma espécie de diário para registrar quantas vezes essas crises aparecem, com que intensidade e, especialmente, em quais situações. Isso facilita o diagnóstico de inúmeros distúrbios”  finaliza Alexandre Elias, neurocirurgião com foco em coluna.

Fonte: Extra

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes