Como o corpo passa pelo processo de emagrecimento?

Facebook Whatsapp Twitter
Domingo, 19 de maio de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Saúde

Como o corpo passa pelo processo de emagrecimento?

Facebook Whatsapp Twitter Google+

10/05/2019 às 11h52

Reprodução
Você já se perguntou como o seu corpo age furante o emagrecimento

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
O número de pessoas com sobrepeso e obesidade vem aumentando de forma preocupante em nosso país. Estudos atuais revelam uma alta porcentagem de indivíduos que sofrem desse problema e que, consequentemente, têm mais possibilidade de adquirir doenças como hipertensão arterial, diabetes, depressão entre outras.

Em contrapartida, o incentivo e a prática da atividade física também vêm ganhando muita força, principalmente nas mídias sociais. Percebemos um aumento considerável de academias, estúdios e uma grande diversidade de modalidades para serem praticadas.

O QUE É E COMO FUNCIONA O METABOLISMO?
Metabolismo é um termo utilizado para descrever as inúmeras reações químicas que acontecem no nosso organismo e que são as responsáveis por garantir as necessidades energéticas e as estruturais dos seres vivos.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Das muitas funções do metabolismo, uma delas é a produção de energia e sua liberação para a realização das diversas atividades do corpo.

Adquirimos essa energia de duas maneiras, por vias metabólicas aeróbias e anaeróbias. As primeiras são aquelas que o corpo utiliza do oxigênio para converter os substratos – que são os carboidratos, as gorduras e as proteínas – em ATP, e a composição dessa ATP é lenta, ideal para as atividades físicas de longa duração.

Já as segundas não utilizam do oxigênio para produzir energia, mas sim do glicogênio e da glicose, fazendo com que a composição de ATP seja rápida, e ideal para atividades físicas de curta duração e muito intensas.

Da quantidade total de energia que um ser vivo gasta por dia, quase 70% é apenas para manter funções básicas do corpo ativas, como respirar, manter os órgãos todos em funcionamento, bombear o coração, controlar a temperatura do corpo, etc. 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

E pouco mais de 10% desse consumo de energia é utilizado para processar o que entra de alimento no nosso organismo.

O funcionamento desse metabolismo pode ser determinado e influenciado por muitos fatores, dentre eles estão o sexo (se é homem ou mulher), a idade, o peso, a altura, a genética, a temperatura do ambiente (se é um local mais frio ou mais quente), o tipo de alimentação e a prática de atividades físicas.

Sabendo disso, podemos compreender o porquê de algumas pessoas gastarem energia e eliminarem peso mais rápido do que outras. Pois são muitos os fatores pessoais levados em conta.

A genética, por exemplo, é um dos motivos que mais contam na funcionalidade do metabolismo. Por isso, certas dietas e determinados programas de exercícios se encaixam melhor com algumas pessoas e do que com outras.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O correto é que seu metabolismo trabalhe acelerado. Quando isso não ocorre, é importante estar atento a outras situações que não estão funcionando adequadamente no nosso corpo, existem muitos casos de metabolismo que funcionam lentamente por problemas nas glândulas da tireoide, por exemplo. E diversas outras situações podem afetar esse bom funcionamento e, consequentemente, desacelerar seu processo de emagrecimento.

COMO ACELERAR O METABOLISMO?
Alguns fatores podem te ajudar a acelerar seu metabolismo, tais como:

AUMENTO DA MASSA MUSCULAR
Os músculos trabalham queimando calorias a todo tempo, e quanto maior a sua quantidade de massa muscular, maior também será essa queima calórica, independentemente da quantidade de atividade você que realize.

ALIMENTAÇÃO
A frequência que você se alimenta durante o dia e a quantidade de açúcar que ingere são fatores determinantes para acelerar o seu metabolismo. Deixar de realizar alguma das refeições ou ficar por muitas horas sem comer fará com que seu metabolismo desacelere para poupar energia.
E o excesso de açúcar, principalmente depois das refeições, prejudica a digestão de proteínas e gorduras, já que o açúcar é digerido mais rapidamente.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

ATIVIDADE FÍSICA REGULAR
A prática de atividade física combinada a exercícios aeróbios com anaeróbios ajuda a acelerar o metabolismo e a transformar glicose e glicogênio em energia, sem que o corpo precise produzir insulina – hormônio este que auxilia no aumento de peso.

BEBER ÁGUA
A falta de líquidos no organismo também desacelera o metabolismo. A ingestão de, principalmente de água, auxilia no transporte de vitaminas, minerais e hormônios.

Ainda, contribui com a eliminação das toxinas do nosso corpo, facilitando o funcionamento do intestino.

CURIOSIDADES SOBRE O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO
Ouvimos muito falar sobre a facilidade que os homens têm em eliminar peso e atingir seus objetivos físicos em menos tempo do que as mulheres. E isso não deixa de ser uma verdade.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O metabolismo do homem é mesmo mais acelerado do que o das mulheres. Essa verdade se deve ao fato de o homem ter um tecido muscular maior do que o da mulher. E como já sabemos que o tecido muscular trabalha 24 horas por dia queimando caloria, entendemos o porquê dessa curiosidade não deixar de ser uma verdade.

Lugares de temperaturas ambiente mais baixas, cidades muito frias, também são favoráveis para a aceleração do metabolismo e consequente gasto energético maior. Isso acontece porque o organismo precisa manter em equilíbrio a temperatura do corpo. E para isso, ele trabalha ainda mais.

Além de todos esses fatores que influenciam no bom funcionamento do metabolismo, temos que entender que, para acontecer o emagrecimento, é preciso levar em consideração o balanço energético. Ou seja, o peso é resultado do que comemos e do que gastamos.

CONCLUSÃO
O que temos que entender com o processo de emagrecimento é que ele não é determinado apenas pela quantidade de atividades físicas que fazemos, ou só pela maneira que nos alimentamos.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O bom funcionamento do organismo, dos nossos hormônios, está diretamente ligado ao desempenho do metabolismo e do gasto energético produzido pelo corpo. Ter dificuldades para emagrecer pode envolver inúmeras situações.

O importante é estar sempre ciente que boa alimentação, consumo de líquidos e prática regular de atividade física já são fatores importantes para acelerar o gasto de energia.

Antes de iniciar um programa a fim de emagrecer, é extremamente importante procurar profissionais da área da saúde qualificados para te orientar da melhor maneira. Um corpo em equilíbrio e funcionando bem responderá melhor e mais rápido.

Fonte: Quero Viver Bem


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso