Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Como recuperar a saúde do cabelo após alisamento

19/09/2019 às 18h20

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Apesar do incentivo do movimento de aceitação do cabelo natural, um estudo, realizado na Universidade Federal de Pernambuco, mostrou que, o alisamento continua sendo visto como modelo esteticamente predominante. / Foto: Reprodução

A procura maior nos salões ainda é para os tratamentos que tiram volume e frizz, alisando os cachos. Porém, os procedimentos como a escova progressiva e o relaxamento podem prejudicar e muito os fios.

Segundo a dermatologista e diretora da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, Joana D'arc, esses alisamentos alteram a estrutura do cabelo, causam o desgaste da fibra e da massa capilar, tornando os fios mais finos e escassos com o passar do tempo.

Como recuperar os fios após o alisamento?
Por causa de todos esses danos que o alisamento causa o cabelo, é importante que os fios sejam ainda mais cuidados. Para quem quer recorrer a ajuda profissional, a dermatologista dá opções:

Uso do laser e led capilar
Aplicação e reposição de aminoácidos por meio da mesoterapia capilar
Microagulhamento
Hidratações

Além disso, Joana D'arc orienta como a rotina de cuidados deve ser feita em casa. Segundo ela, quem tem cabelos alisados pode fazer a hidratação caseira uma vez por semana.

Antes de qualquer exposição ao calor, seja o sol ou até secadores e chapinhas,deve-se aplicar o protetor térmico. Os finalizadores são sempre bem-vindos após todas as lavagens.

"Além disso, é importante respeitar o intervalo entre as aplicações do alisante, determinados por cada fabricante", acrescenta a dermatologista.

Como funciona o alisamento?
Segundo a dermatologista e tricologista Joana D'arc, para o alisamento, são utilizadas algumas substâncias permitidas pela ANVISA que promovem a mudança de forma da estrutura capilar, como o ácido tioglicólico, hidróxido de sódio e hidróxido de potássio.

"Associado à aplicação do produto, há o uso do calor em temperatura elevada, a fim de finalizar o novo formato do fio. O problema aparece com as múltiplas aplicações, porque a fibra enrijecida pelo produto poderá partir-se em alturas diferentes. O cabelo alisado é um fio bem mais suscetível a quebra", acrescenta Joana.

Depois desse procedimento, o cabelo permanece liso por um período de 4 a 6 meses, segundo o cabeleireiro Marcos Coraza, pois, ao crescer, o cabelo volta ao seu formato original desde a raiz.

Fonte: Minha Vida

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes