Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Conheça os benefícios de praticar mountain bike

20/08/2019 às 17h05

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O mountain bike é considerado um esporte de risco, então você deve tomar as precauções necessárias e usar equipamentos de proteção ao fazer a atividade. / Foto: Reprodução

O que é o mountain bike?
 
Se você pensou que para praticar mountain bike, basta pegar a bicicleta que você usa na cidade e dirigir até a montanha, lhe dizemos que vai muito mais além. O mountain bike, também conhecido como MTB, é considerado um esporte de risco.

É uma competição que ocorre em circuitos naturais, quase sempre através de florestas ou estradas estreitas com encostas íngremes e descidas muito rápidas. Existem diferentes especialidades deste esporte. Entre elas:

•    Cross Country ou Rally (XC): É a variante mais conhecida e consiste na competição por terrenos ascendentes e descendentes.
•    Downhill: É um termo relacionado a rotas descendentes.
•    Uphill: Ao contrário do anterior, trata-se de corridas de subida. Ganha quem consegue percorrer a maior distância em menos tempo.
•    Cross Country Olympics: Esta é uma competição que segue as regras olímpicas.
•    XCR: É uma competição em que surgem relevos no final da corrida.
•    XCE: É uma modalidade na qual o último a chegar é eliminado.

Com o tempo, mais e mais variantes deste esporte radical surgiram. Entre as infinitas modalidades que existem, cada uma tem suas regras e seu charme.

Benefícios do mountain bike

Ajuda a manter o peso

Este esporte radical permitirá que você mantenha uma boa figura. Por isso, se o seu objetivo é perder alguns quilos e tonificar seu corpo, o mountain bike é um bom plano para você. A prática constante te ajudará a queimar gordura, tonificar os músculos e controlar seu peso corporal.

Os exercícios de longa distância fazem com que o corpo forneça muito mais sangue rico em oxigênio para os músculos que trabalham durante a prática física. Além disso, as mitocôndrias usam um influxo maior de oxigênio. Assim, a partir disso, mais energia será gerada em seu corpo e você vai queimar mais gordura.

Ajuda a se conectar mais com a natureza

A conexão com a natureza às vezes pode ser a melhor terapia. Ao contrário do ciclismo urbano, o mountain bike te ajudará a ter uma conexão muito mais íntima com florestas, selvas e outros espaços naturais.

•    Além disso, um passeio nas montanhas também significa uma ruptura com os cenários que enfrentamos diariamente. Uma pausa da rotina!

Promove sua saúde cardiovascular

O ciclismo, em geral, é altamente recomendado para pacientes com doenças cardiovasculares. Assim, se realizada com frequência, essa prática reduz o risco de doença coronariana e até a chance de ataque cardíaco em pelo menos 20%.

Como se isso não bastasse, esses exercícios influenciam positivamente na circulação. O colesterol ruim (LDL) no sangue é significativamente reduzido. Além disso, cada pedalada estimula a circulação e previne o aparecimento de varizes e estrias.

Fortalece seu sistema imunológico

O Mountain bike requer esforço. Tanto é assim que dentro do sistema imunológico começa um processo de inflamação que faz com que novas fibras nasçam ou regenerem as existentes. Isso ocorre com o objetivo de preparar o corpo para quando ele é submetido novamente a tal situação de estresse.

Todo esse processo ajuda a prevenir doenças, porque acelera o movimento dos glóbulos brancos que combatem vírus, bactérias e células doentes.

O mountain bike beneficia a sua saúde mental e emocional
 
Esta atividade esportiva tem um grande impacto no funcionamento do cérebro. Isso ocorre porque o exercício fortalece a memória e aguça a capacidade de resolver problemas complicados.

Andar de bicicleta, como a maioria dos exercícios físicos, faz você se sentir melhor porque libera endorfinas, o hormônio da felicidade. Esses neurotransmissores funcionam como analgésicos naturais que nos fazem sentir mais leves e geram uma sensação de bem-estar.

Por fim, agora você tem mais razões para começar a se exercitar através do mountain bike. Quando vai começar? Anime-se: seu corpo e sua mente vão agradecer.

Fonte: R7 Saúde

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes