Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Conjuntivite: população deve buscar atendimento nas UPHs

09/04/2018 às 10h04

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A conjuntivite viral provoca muito incômodo e é altamente contagiosa

Diante do surto de conjuntivite do tipo viral na região, a secretaria municipal de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde orientam a população que procure por atendimento médico oftalmológico especializado. A presidente da Fundação, Renata Juncá, informa que as unidades pré-hospitalares (UPHs) estão aptas a prestar o primeiro atendimento à população nesses casos.

“O paciente que apresentar os sintomas da doença deve procurar as UPHs de Travessão, Ururaí, Farol, Santo Eduardo e Saldanha Marinho, além do Hospital São José e o Hospital Geral de Guarus. No HGG, foram abertas 50 vagas para o atendimento nesses casos às segundas e quintas-feiras, a partir das 7h, 20 vagas a partir das 14h e às terças, quartas e sextas-feiras, 50 vagas a partir das 7h”, relata.

A conjuntivite viral, apesar da pouca gravidade e de ser autolimitada, provoca muito incômodo e é altamente contagiosa. A transmissão da doença acontece pelo contato direto com a pessoa doente ou com objetos contaminados que tenham entrado em contato com o olho afetado. O período de incubação é de 3 a 4 dias e o curso da doença é de 7 a 10 dias.

Os principais sintomas da conjuntivite são queimação, prurido, sensação de corpo estranho na vista (inicia-se unilateral e pode envolver o outro olho alguns dias depois), lacrimejamento, hiperemia e edema palpebral e pontos de hemorragia subconjuntival.

Os principais cuidados são evitar colocar as mãos sobre os olhos (quando precisar fazer, lavá-las com água e sabão na sequência), não coçar os olhos, lavar as mãos com frequência com água e sabão, não compartilhar toalhas, travesseiros, almofadas, maquiagens, cosméticos e colírios.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes