Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Cuidados: Contato com a água de chuva deve ser evitado.

22/11/2019 às 11h03 22/11/2019 às 11h17

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Principais doenças transmitidas pelo contato com a água das enchentes

A chuva e as enchentes podem transmitir doenças como micose, hepatite e leptospirose, e por isso, deve-se evitar entrar em contato com a água, especialmente durante períodos de enchente.

No entanto, se for muito necessário entrar em contato com esse tipo de água, para limpar a casa ou recuperar objetos, é necessário calçar botas de plástico impermeáveis ou, em alternativa, cobrir mãos e pés com 2 ou 3 sacas plásticas, uma por cima da outra e prendê-las no punho e no calcanhar com um durex forte.

A chuva e as enchentes podem ainda levar à proliferação do mosquito da dengue e para se proteger deve-se usar um repelente diariamente e nunca deixar água parada, para evitar a proliferação do mosquito. 

Principais doenças transmitidas pelo contato com a água das enchentes

1. Leptospirose
A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira que pode ser encontrada em fezes e urina de animais contaminados, principalmente ratos. Assim, em situação de chuva e alagamento, a urina e fezes contaminadas pelas bactérias podem se espalhar facilmente e atingir mucosa ou feridas presentes na pele das pessoas, havendo o contágio.

A transmissão da leptospirose não acontece de pessoa para pessoa, apenas pelo contato com as fezes ou urina de animais infectados pela bactéria, como ratos, gatos, cães, porcos e bovinos, por exemplo. 

Principais sintomas: Os sintomas da leptospirose variam de pessoa para pessoa, podendo haver febre alta, perda do apetite, calafrios, vômitos e diarreia, por exemplo. Em alguns casos, cerca de 3 a 7 dias do aparecimento dos primeiros sintomas, pode haver sinais de agravamento e complicações, como insuficiência renal, alteração na circulação sanguínea e insuficiência hepática, por exemplo.

2. Cólera
A cólera é uma doença infecciosa intestinal causada pela ingestão da bactéria Vibrio cholerae que pode ser encontrada em água e comida contaminada por fezes de pessoas ou animais com a bactéria. Assim, essa doença é mais comum de acontecer em ambientes que não possuem água encanada ou sistema de saneamento básico efetivo, favorecendo a contaminação por essa bactéria em épocas de chuva, por exemplo.

Principais sintomas: Os sintomas da cólera surgem 2 a 5 dias após o contato com a bactéria, sendo os principais diarreia intensa, náuseas e vômitos constantes, cansaço excessivo, desidratação e aumento dos batimentos cardíacos.

3. Malária
A malária é uma doença comum em lugares de clima quente, como o Brasil, e que pode ter sua incidência aumentada em épocas de chuva. Isso pode acontecer devido ao acúmulo de água em alguns locais após a chuva, o que favorece a proliferação do mosquito.

Principais sintomas: Os sintomas da malária normalmente surgem entre 8 a 14 dias após a picada do mosquito fêmea do gênero Anopheles infectado pelo parasita Plasmodium sp., resultando em febre, náuseas, vômitos, dor muscular, fraqueza, cansaço constante e pele e olhos amarelados, por exemplo. É comum que os sintomas da malária apareçam em ciclos, ou seja a cada 48 ou 72 horas, por exemplo, dependendo da espécie de parasita.

4. Micose
A micose é uma doença de pele causada por fungos e que pode aparecer após períodos de chuva devido à umidade. Os fungos normalmente se proliferam em ambientes com muito umidade e pouco limpos. Assim, quando se usa um sapato com meia durante a chuva, por exemplo, é provável que caso o pé não seja secado corretamente, o fungo consiga se desenvolver.

Principais sintomas: Os sintomas de micose variam de acordo com o local que ocorre, podendo haver coceira, aparecimento de manchas vermelhas na pele e alteração da coloração e forma da unha, por exemplo, no caso de micose nos dedos das mãos ou dos pés. 

5. Toxoplasmose
A toxoplasmose, também conhecida como doença do gato, é uma doença infecciosa causada pelo parasita Toxoplasma gondii, que pode ser transmitido por meio da ingestão de alimentos contaminados por esse parasita, consumo de leite não pasteurizado, transfusão sanguínea ou transmissão vertical, que é quando a gestante adquire a doença e não faz o tratamento correto, resultando na infecção do bebê.
Em períodos de chuva, os casos dessa doença podem aumentar pelo fato de promover o espalhamento mais fácil desse parasita e contato com alimentos e água também contaminados. 

Principais sintomas: Os sintomas normalmente surgem 5 a 20 dias após o contato com o parasita, podendo ser percebida a presença de ínguas pelo corpo, febre, dor muscular, manchas vermelhas pelo corpo, dificuldade para enxergar e dor de cabeça, por exemplo.

6. Febre Tifoide
A febre tifoide é uma doença infecciosa causada pela bactéria Salmonella typhi, que pode ser encontrada em ambientes com baixas condições de saneamento e de higiene. A transmissão da febre tifoide acontece por meio da ingestão de água e alimentos contaminados ou contato direto com uma pessoa portadora da doença.

Principais sintomas: Os principais sintomas da febre tifoide são febre alta, perda de apetite, aumento do baço, aparecimento de pintinhas vermelhas na pele, dor de barriga, calafrios, mal estar e tosse seca, por exemplo.

7. Hepatite
Alguns tipo de hepatite podem ser transmitidos em época de chuva, principalmente o vírus da Hepatite A. A transmissão desse tipo de hepatite acontece por meio da ingestão dá água contaminada com o vírus, além de alimentos ou fezes de pessoas contaminadas, por exemplo.
Além disso, esse tipo de hepatite é comum em lugares com condições com condições precárias de higiene e saneamento básico, o que torna mais fácil a disseminação do vírus em épocas de chuva, por exemplo.

Principais sintomas: Os sintomas da hepatite A são semelhantes à gripe, podendo haver dor de cabeça, dor de gargante, tosse e sensação de mal-estar que podem durar várias semanas.

Como evitar as doenças provocadas por enchentes
Para evitar as doenças comuns de acontecerem durante e após as enchentes, é recomendado evitar entrar em contato com a água, pois pode estar contaminada, e quando a água baixar, lavar com cloro tudo o que foi molhado, pois assim é possível eliminar possíveis microrganismos nocivos.
É preciso ainda usar repelente nos dias a seguir as enchentes, só beber água clorada ou filtrada e comer alimentos que não tenham entrado em contato com as águas sujas da enchente. 
 

Fonte: Tua saúde

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes