Deixar de passar filtro solar ao redor dos olhos pode aumentar risco de câncer, diz estudo

Facebook Whatsapp Twitter
Sexta-feira, 19 de abril de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Saúde

Deixar de passar filtro solar ao redor dos olhos pode aumentar risco de câncer, diz estudo

Facebook Whatsapp Twitter Google+

12/04/2019 às 11h51

Reprodução
Pesquisadores do Reino Unido mostram que pessoas tendem a deixar área ao redor dos olhos desprotegida

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
O hábito de não passar filtro solar ao redor dos olhos pode estar expondo pessoas ao risco de câncer de pele, de acordo uma nova pesquisa.

Cientistas descobriram que as pessoas têm hábitos diferentes na hora de aplicar no rosto o filtro solar e os hidratantes com proteção solar.

Uma área maior de pele costuma ficar desprotegida com o hidratante - especialmente ao redor dos olhos, justamente onde a pele é mais fina e mais vulnerável ao câncer.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Óculos escuros com fator de proteção ultra-violeta (UV) podem ajudar a proteger essas áreas, segundo os especialistas.

Muitos hidratantes são vendidos como tendo o fator de proteção solar (FPS) de 30 a 50, similar ao do filtro solar tradicional. Mas eles não foram projetados para proteger a pele durante longos períodos de exposição ao sol, especialmente no verão.

O time de pesquisadores da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, estudou a forma como 84 pessoas (62 mulheres e 22 homens) usam tanto os hidratantes quanto o filtro solar. Depois, fotografaram as pessoas com uma câmera especial, sensível aos raios ultra-violetas, para ver o quão bem as pessoas tinham protegido seus rostos.

O resultado é que, em média, 17% do rosto estava desprotegido quando as pessoas usaram o hidratante, ante 11% com o protetor solar tradicional.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Já a cobertura ao redor dos olhos era 21% mais fraca quando as pessoas usavam o hidratante, e apenas 14% inferior quando usavam o filtro solar. O estudo foi publicado no periódico científico PLOS One (em inglês).

Esta região é uma das mais vulneráveis ao câncer de pele, mas as pessoas simplesmente não estavam atentas ao fato de não a terem coberto corretamente, diz Austin McCormick, um dos autores do estudo. Ele é oftamologista e cirurgião oculoplástico do hospital universitário Aintree.

"A pele das pálpebras é muito fina, o que a coloca em risco de sofrer danos da radiação UV", diz ele. "A área ao redor dos cílios e entre as pálpebras e o nariz é a que mais costuma ficar desprotegida", disse.

McCormick diz que os cânceres nas pálpebras representaram 10% de todos os casos em células basais no Reino Unido - o tipo mais comum de câncer de pele. Por este motivo, as pessoas deveriam dedicar uma atenção especial a esta região.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O hidratante com proteção solar pode estar sendo usado com mais parcimônia por ser mais caro, vendido em embalagens menores e visto pelos consumidores como um "creme precioso", diz McCormick.

"Se você estiver pensando em ficar muito tempo sob o sol, é melhor usar filtro solar", diz ele. "Se optar pelo hidratante, recomendamos um que tenha algum fator de proteção solar (FPS). Algum FPS é melhor que nenhum, mas não deve ser considerado igual ao filtro solar", disse.

Holly Barber, da Associação Britânica de Dermatologistas, disse que as fórmulas dos hidratantes com STF costumam ser menos resistentes ao contato e à água, especialmente se aplicadas em pequena quantidade.

Comentando o estudo, Barber disse que é surpreendente que as pessoas apliquem menos hidratante que filtro solar ao redor dos olhos - principalmente porque o primeiro costuma irritar mais o tecido ocular.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

"Uma boa forma de evitar queimaduras nessas áreas que ficam 'faltando' quando passamos filtro solar é usar chapéus ou óculos escuros, e reaplicar o filtro regularmente", disse ela.

Quando é necessário usar filtro solar?

O filtro solar só é realmente necessário se você estiver planejando ficar mais de meia hora sob o sol forte. Se você vai apenas sair para almoçar, provavelmente não será necessário - especialmente se aplicou um hidratante com proteção solar de manhã, e se a sua caminhada é protegida do sol por árvores ou prédios.

Qual é o objetivo dos hidratantes com proteção solar?

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Estes produtos foram pensados para fornecer alguma proteção se você for sair rapidamente. Mas se você planeja ficar algum tempo fora de casa, principalmente no verão, então o filtro solar é mais adequado.

Fonte: G1 Ciência


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso