Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Dia Mundial do Diabetes: Mais de 60% de pessoas com diabetes tipo 2 podem desenvolver doenças cardiovasculares

14/11/2018 às 10h13

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Muitos desses pacientes já sofreram ataques cardíacos, derrames cerebrais, ou insuficiências cardíacas, por exemplo, por conta da doença / Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (14/11) é comemorado o Dia Mundial da Diabetes. Considerada por especialistas como uma doença silenciosa, a diabetes causa problemas que precisam ser levados a sério pelos pacientes.

Um exemplo disso é que duas em cada três pessoas com diabetes tipo 2 correm o risco de desenvolverem doenças cardiovasculares. Muitos desses pacientes já sofreram ataques cardíacos, derrames cerebrais, ou insuficiências cardíacas, por exemplo, por conta da doença. Os dados são da pesquisa "Taking Diabetes to Heart", promovida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em parceria com a Novo Nordisk, empresa global de saúde que é referência no tratamento do diabetes.

O levantamento, feito em 130 países, incluindo o Brasil, mostra que - apesar da alta incidência - 1 em cada 4 pessoas com diabetes tipo 2 nunca discutiu ou não lembra de ter discutido os fatores de risco para doenças cardiovasculares com um médico.

A gerente médica da Novo Nordisk, Marília Fonseca, explica que cerca 50% dos pacientes sequer sabem que têm diabetes. Na avaliação da médica, os fatores de risco como excesso de peso, níveis elevados de pressão, má alimentação e sedentarismo contribuem para um aumento da doença.

Nesse sentido, Marília aconselha que os exames de prevenção comecem a ser feitos com maior frequência após os 40 anos de idade. Ela diz que as pessoas precisam ficar atentas ao surgimento de alguns sintomas que são bem característicos da diabetes.

“Existem alguns sinais, como o aumento da fome, beber muita água, fazer muito xixi e, concomitante a isso, perda de peso sem explicação, o que leva à suspeita de diabetes”, esclarece.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, atualmente, a doença atinge 425 milhões de adultos em todo o mundo e quase 90% dos casos são de diabetes tipo 2. O Dia do Diabetes é lembrado desde 1991 e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento do diabetes, além de mostrar as complicações que estão associadas à doença.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes