Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Dieta com horários irregulares aumentaria o risco de morte em infartados

21/05/2019 às 11h41 21/05/2019 às 11h43

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Pular o café da manhã e comer tarde da noite pode ser uma combinação perigosa para quem já sofreu um ataque cardíaco, segundo estudo de médico brasileiro. / Foto: Reprodução

Ter hábitos alimentares irregulares ao longo do dia pode elevar o risco de morte em quem já sofreu um infarto agudo do miocárdio. É o que sugere um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology, o primeiro a associar o horário das refeições ao prognóstico do ataque cardíaco.

O levantamento incluiu 113 pessoas com idade média de 70 anos. O padrão da dieta foi analisado com questionários, aplicados durante a admissão no setor de terapia intensiva da instituição.

Quem comia de maneira irregular no dia a dia teve uma probabilidade até cinco vezes maior de manifestar outro infarto ou dor no peito durante a internação e em 30 dias depois da alta – período de acompanhamento do trabalho. Dentre os que faleceram, 58% não tomavam café da manhã, 51% jantavam tarde e cerca de 40% costumavam combinar os dois hábitos pelo menos três vezes na semana.

Maus hábitos e risco cardíaco

São necessários mais estudos para entender e confirmar os achados. Até porque essa investigação é apenas observacional, ou seja, compara um fator de risco e um desfecho, sem apontar causas para a relação.

Já se sabe, contudo, que a alimentação tem um papel importante na saúde cardiovascular, e que uma dieta repleta de gordura saturada, sódio, açúcar e itens ultraprocessados está vinculada a males como diabetes e hipertensão, que levam ao infarto.

Além do conteúdo do cardápio, que já é um consenso, o horário em que se come também parece importar para a saúde – e as evidências sobre o tema estão ganhando força. O ato de pular o café da manhã, por exemplo, está associado a um aumento no risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Jantar perto da hora de dormir, por sua vez, não raro piora a qualidade do sono e atrapalha o metabolismo, o que influencia no aparecimento de doenças crônicas que ameaçam o peito. Há também um aspecto comportamental, pois os dois costumes avaliados no estudo estão ligados a hábitos que podem bagunçar o bem-estar físico, como acordar tarde e beliscar guloseimas para matar a fome durante o dia.

Fonte: Saúde Abril

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes