Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Doenças cardíacas têm relação com perda cognitiva

09/10/2019 às 11h34 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A causa dos dois problemas é a mesma: aterosclerose ? o entupimento dos vasos por gordura. / Foto: Reprodução

Você sabe qual a relação entre a doença cardíaca e o declínio cognitivo? A causa dos dois problemas é a mesma: aterosclerose – o entupimento dos vasos por gordura.

O estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology mostrou que pessoas que tiveram infarto e angina (dor no peito) apresentaram declínio cognitivo após o problema nas coronárias.

Mas o que é a aterosclerose? É a formação de placas de gordura nas paredes das artérias. No infarto, a gordura entope as artérias coronárias que nutrem o coração. O músculo deixa de receber o sangue e suas células começam a morrer.

Na doença cerebrovascular, os vasos que levam sangue para o cérebro entopem e a redução de fluxo sanguíneo afeta várias áreas, o que leva ao déficit cógnito, conhecido por “demência vascular”.

Veja os sinais do déficit cognitivo:

Falta de memória

Alteração no pensamento

Falta de compreensão

Dificuldade para fazer cálculo

Desorientação

Dificuldade de aprendizado

Alteração na linguagem

Alteração no julgamento

A pessoa não tem comprometimento da consciência

Esses sintomas podem vir acompanhados de alteração na fala, incapacidade de reconhecimento, dificuldade na realização de atividade motora e incapacidade de planejamento.

Fatores de risco

Tabagismo

Estresse

Diabetes

Obesidade

Como prevenir a aterosclerose?

Tudo o que você faz de bom para o seu coração, você também está fazendo para o cérebro. Praticar atividade física, não fumar, ter uma alimentação saudável, controlar a pressão e controlar os níveis de triglicérides. Tudo isso pode ajudar a prevenir a aterosclerose.

Fonte: Bem Estar

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes