Doenças cardíacas têm relação com perda cognitiva

Facebook Whatsapp Twitter
Sábado, 19 de outubro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Saúde

Doenças cardíacas têm relação com perda cognitiva

Facebook Whatsapp Twitter

09/10/2019 às 11h34

Reprodução
A causa dos dois problemas é a mesma: aterosclerose ? o entupimento dos vasos por gordura.

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter
Você sabe qual a relação entre a doença cardíaca e o declínio cognitivo? A causa dos dois problemas é a mesma: aterosclerose – o entupimento dos vasos por gordura.

O estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology mostrou que pessoas que tiveram infarto e angina (dor no peito) apresentaram declínio cognitivo após o problema nas coronárias.

Mas o que é a aterosclerose? É a formação de placas de gordura nas paredes das artérias. No infarto, a gordura entope as artérias coronárias que nutrem o coração. O músculo deixa de receber o sangue e suas células começam a morrer.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Na doença cerebrovascular, os vasos que levam sangue para o cérebro entopem e a redução de fluxo sanguíneo afeta várias áreas, o que leva ao déficit cógnito, conhecido por “demência vascular”.

Veja os sinais do déficit cognitivo:

Falta de memória

Alteração no pensamento

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Falta de compreensão

Dificuldade para fazer cálculo

Desorientação

Dificuldade de aprendizado

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Alteração na linguagem

Alteração no julgamento

A pessoa não tem comprometimento da consciência

Esses sintomas podem vir acompanhados de alteração na fala, incapacidade de reconhecimento, dificuldade na realização de atividade motora e incapacidade de planejamento.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Fatores de risco

Tabagismo

Estresse

Diabetes

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Obesidade

Como prevenir a aterosclerose?

Tudo o que você faz de bom para o seu coração, você também está fazendo para o cérebro. Praticar atividade física, não fumar, ter uma alimentação saudável, controlar a pressão e controlar os níveis de triglicérides. Tudo isso pode ajudar a prevenir a aterosclerose.

Fonte: Bem Estar


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso