Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Especial verão: por que a queda de cabelo pode aumentar no calor

06/11/2019 às 11h49

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Os cabelos também merecem cuidados especiais e proteção no verão.

Por Thales Bretas, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira da Dermatologia, do Rio de Janeiro
Os cabelos também merecem cuidados especiais e proteção no verão. Segundo pesquisa no “British Journal of Dermatology”, os fios caem mais nessa estação quente. O motivo não está ainda esclarecido, mas há algumas hipóteses. Entre elas a evolucionista, que historicamente os cabelos podem se renovar mais no calor para que no inverno sejam poupados, havendo maior concentração de pelos no frio – e, consequentemente, melhor aquecimento corporal.
O contato com mar, piscina e sol também pode ocasionar queda de cabelo por quebra da haste do fio ressecado ou por agressão ao couro cabeludo. A produção aumentada de sebo no calor também faz com que lavemos mais os fios e isso poderia causar a impressão maior da queda no banho.
Para evitá-la, devemos lavar os cabelos com água fria ou morna e não dormir com eles molhados, já que o fio úmido é mais frágil e pode quebrar mais no travesseiro.
Ao secar com secador, usar a temperatura menor (ar frio ou morno) e manter o aparelho a pelo menos 15 cm de distância dos fios.
Devemos ainda atentar aos penteados que prendam o cabelo com muita força, pois a tração ocasiona a queda, que pode até se tornar cicatricial e irreversível.
Por último, fazer uma hidratação semanal com máscaras hidratantes ajuda a manter a saúde das hastes e diminuir a quebra dos fios danificados.

Fonte: Claudia

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes