Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Exercícios físicos podem ser feitos durante a gripe?

19/07/2019 às 11h22 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A resposta depende de alguns fatores: antes de mais nada é preciso descobrir o que está causando o problema. / Foto: Reprodução

Nariz entupido, indisposição, dor de cabeça e falta de ânimo são alguns dos sintomas de um resfriado. Dá vontade de ficar em casa até tudo melhorar. Mas, se você é do tipo que gosta de praticar exercícios físicos, logo surge aquela dúvida: vou para a academia mesmo assim ou descanso até passar o incômodo?

A resposta depende de alguns fatores: antes de mais nada é preciso descobrir o que está causando o problema. Apesar dos sintomas semelhantes, a gripe e o resfriado são de intensidades e tratamentos diferentes.

A gripe é causada por vírus da família da influenza, geralmente é acompanhada por febre alta, dor muscular, cansaço, fadiga excessiva, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. Sendo a febre o sintoma mais importante, e sua duração é de três dias, aproximadamente. Já o resfriado é mais brando e sua duração é menor, entre dois e quatro dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve.

“É preciso interromper a atividade física em caso de gripe para evitar o gasto excessivo de energia. O corpo necessita de repouso por já ter um gasto energético no combate à infecção”, explica Ronei Gustavo Vargas, endocrinologista da Medcenter Policlínica Copacabana.

No caso de resfriados leves, ou até na fase final da gripe, cinco ou seis dias após o início da doença, exercícios leves e de baixo impacto podem ajudar na recuperação. “Também podem aumentar a sensação de bem-estar e disposição. A atividade física ajuda na liberação de substâncias no organismo que promovem essa sensação”, conta o profissional.

Exercício expulsa a febre?

Muitos dizem que praticar atividades físicas ajuda a combater a febre ou a expulsar o vírus do corpo. Mas não é bem assim que funciona, o médico orienta: “Isso é mito, fora que o organismo está fragilizado. O retorno ao exercício deve ser feito de forma leve e gradual. Caso haja persistência do mal-estar, é necessário fazer uma nova pausa respeitando os sinais do corpo”.

Ignorar as recomendações pode ser perigoso para a saúde. Além de sobrecarregar o sistema cardiovascular e lesionar a musculatura, o trato respiratório fica fragilizado e a doença pode evoluir para uma pneumonia.

 

Fonte: R7

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes