Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Fonoaudiólogos defendem a realização do Teste da Linguinha

22/04/2019 às 10h34

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Conselho de Fonoaudiologia se posicionou após pediatras pedirem ao Ministério da Saúde que o teste deixe de ser obrigatório nas maternidades / Foto: Reprodução

Após a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) solicitar o fim da obrigatoriedade do Teste da Linguinha ao Ministério da Saúde, o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 7ª região se posicionou contra o pedido neste domingo (21/04).

De acordo com a nota divulgada pelo Conselho, o teste permite identificar alterações na língua (frênulo lingual) que possam afetar a fala — como a língua presa. O diagnóstico precoce ajudaria a prevenir problemas na amamentação, mastigação, deglutição e desenvolvimento da fala.

O Conselho afirma que as alterações no frênulo podem dificultar a amamentação do recém-nascido, atrapalhando a pega e causando dores mamárias para a mãe, fissuras, dificuldade de ganho de peso do bebê e o desmame precoce.

Segundo o órgão, a avaliação não é invasiva e permite que a criança seja encaminhada para o tratamento com fonoaudiólogos, que são capacitados para reabilitar as atividades de respiração, fala, sucção, mastigação e deglutição.

Fonte: R7 Saúde

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes