Futebol ? OMS recomenda que adultos pratiquem um mínimo de 150 minutos da atividade física

Facebook Whatsapp Twitter
Segunda-feira, 17 de junho de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Saúde

Futebol ? OMS recomenda que adultos pratiquem um mínimo de 150 minutos da atividade física

Facebook Whatsapp Twitter Google+

17/05/2019 às 12h23

Reprodução
Que o futebol é uma paixão brasileira isso muita gente sabe, mas você conhece os benefícios dessa prática?

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
O Futebol é um esporte de paixão nacional. Não é novidade nenhuma que essa modalidade é a queridinha entre homens e, cada vez mais, vem conquistando o público feminino também.

Ele chegou ao Brasil lá pelos anos de 1894, por um brasileiro chamado Charles Miller que estava viajando pela Inglaterra e conheceu o esporte, trazendo-o posteriormente ao nosso país.

Aqui, a paixão foi crescendo tanto que hoje somos conhecidos, já há muito tempo, como país do Futebol. E é por conta desse título que a prática do futebol como atividade física é um dos exercícios mais praticados no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Crianças, jovens, adultos, idosos… não tem idade. Onde tem um campo, um grupinho de pessoas e uma bola ali terá uma “partidinha” de futebol.

Mas, será que só jogar futebol com os amigos uma vez na semana já resolve? Quais são os benefícios do futebol como prática de atividade física? Será que precisa de algum cuidado ao praticar o futebol? Esses e outros questionamentos vamos responder a seguir, só aqui no Quero Viver Bem!

QUANTO DEVO PRATICAR?

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que adultos entre 18 e 64 anos pratiquem um mínimo de 150 minutos de atividade física moderada a intensa, por semana.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

A prática regular irá melhorar a aptidão cardiorrespiratória e muscular e a saúde óssea, cardiovascular e metabólica. Por isso que aquela partida de futebol uma vez por semana não será o suficiente para obter de todos os benefícios para a saúde.

O interessante é complementar a prática do futebol com exercícios de fortalecimento muscular, por exemplo. Assim, o ganho para o corpo será ainda mais completo.

BENEFÍCIOS DO FUTEBOL

Escolher o futebol como prática de atividade física traz muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Por exemplo, com a musculatura e as articulações fortalecidas, o desenvolvimento corporal pela prática do esporte terá ainda mais resultados, como melhora da potência da corrida e do chute e diminuição em grande porcentagem do risco de lesões durante o jogo.

Conheça, abaixo 10 outros benefícios que o esporte pode proporcionar:

AJUDA A EMAGRECER
Esse esporte é uma atividade aeróbica e, como toda atividade aeróbica, tem maior gasto calórico.
O futebol envolve corrida, mudanças de direção, chutes, saltos, piques maios rápidos de corrida e muitos outros movimentos que aceleram ainda mais o gasto de energia e caloria.

AUXILIA NO FORTALECIMENTO DE MÚSCULOS E ARTICULAÇÕES
Quando jogamos futebol, nosso corpo, nossa musculatura e nossas articulações estão em constante movimento – principalmente membros inferiores, como coxa, posteriores de coxa, panturrilha e glúteo, são bem exigidos durante o jogo. Com isso, tais órgãos ficam mais rígidos e fortes.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

MELHORA A COORDENAÇÃO MOTORA
A diversidade de elementos em uma partida de futebol, como chutes, passes, deslocamentos laterais, corrida de costas, de frente, mudança de direção, ajuda a melhorar e afinar ainda mais a coordenação motora.

ELEVA A CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO
Durante a prática de um esporte coletivo, estar concentrado faz toda a diferença para conseguir bons resultados ao final do jogo. E isso será exigido sempre durante a partida.
O melhor de tudo é que essa capacidade de concentração vai só melhorando e transcende do jogo para os outros afazeres do cotidiano.

ACELERA O METABOLISMO
Num jogo rápido e dinâmico, o corpo tende a trabalhar mais intensamente, fazendo com o que o metabolismo fique também mais acelerado e, consequentemente, gaste mais energia.

FORTALECE AS FUNÇÕES CARDIORRESPIRATÓRIAS
Por ser um esporte com características aeróbicas, corrida e deslocamentos rápidos, as funções cardíacas, respiratórias e de oxigenação sanguíneas são muito estimuladas e, por consequência, fortalecidas.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

AUXILIA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS
O futebol, como as demais atividades físicas, quando praticadas regularmente, ajuda a prevenir doenças do coração, diabetes e hipertensão, além de problemas ósseos e articulares.

REDUZ OS NÍVEIS DE ESTRESSE
Atividades físicas proporcionam aquela sensação de bem-estar e satisfação – e com o futebol não poderia ser diferente.
Durante o jogo, seu corpo libera hormônios, como a serotonina e a endorfina, que agem no nosso organismo nos deixando mais felizes. Essa sensação é ótima aliada para aliviar o estresse e combater sintomas de depressão e baixa autoestima.

AUMENTA A SOCIALIZAÇÃO
Esportes coletivos, como o futebol, têm grande efeito na melhora da socialização. Por ser jogado em equipe, estimula o estreitamento de laços afetivos, o que é muito benéfico para aquelas pessoas com dificuldade em se socializar ou aquelas que são extremamente tímidas.

MELHORA A SAÚDE
O futebol praticado como uma alternativa de atividade física melhora a saúde de maneira geral, pois oxigena o cérebro, fortalece o corpo, acelera o metabolismo e ajuda a prevenir doenças.
No entanto, é importante lembrar que, para ter todos esses benefícios, a prática deve ser regular e cumprir com o tempo sugerido pela Organização Mundial da Saúde.Também, aliar atividades físicas com alimentação adequada aumentam ainda mais os benefícios para saúde!

Fonte: Quero Viver Bem


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso