Terça-feira, 23 de abril de 2024

Hemocentro Regional e Uerj organizam campanha de doação de medula óssea

10/08/2019 às 08h02

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Além de disponibilização de material para divulgação junto à população, o encontro servirá para esclarecer o tema e traçar as metas de trabalho para a campanha daqui a dois meses. / Foto: Supcom

Uma excelente notícia para pacientes portadores de leucemia. O Hemocentro Regional de Campos, em parceria com o Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação (HLA) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), vai realizar em Campos, em outubro – em data ainda a ser definida – uma campanha para cadastro de doadores de medula óssea. A última campanha nesse sentido aconteceu em 2008.

O primeiro passo vai se dar na próxima segunda-feira (12), quando representantes do Hemocentro e do Laboratório de HLA-UERJ, se reúnem com diversos segmentos da comunidade, além de familiares de pacientes portadores de leucemia. O encontro que antecede à campanha de outubro, acontecerá das 13h às 16h, no auditório do Centro Diocesano de Pastoral, ao lado da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Igreja do Saco).

Além de disponibilização de material para divulgação junto à população, o encontro servirá para esclarecer o tema e traçar as metas de trabalho para a campanha daqui a dois meses.

Em Campos, segundo a diretora do Hemocentro Regional, Sandra Chalhoub, há pacientes com previsão para transplantes de medula óssea, aguardando doadores compatíveis.  “É aí que entra a importância do cadastramento dos doadores voluntários”, explica ela.

Os cadastros serão inseridos no banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula (REDOME). Todo o trabalho – cadastramento e coleta de material dos doadores – será coordenado pelo laboratório da UERJ.

 “Esperamos contar com a conscientização de toda a comunidade quanto à importância e o valor de ser um doador não só de medula, mas também de sangue”, diz Chalhoub, que já iniciou conversação com a direção do  Laboratório da UERJ, para que o Hemocentro Regional de Campos passe a fazer cadastros permanentes de doadores de medula óssea.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes