Sábado, 20 de abril de 2024

HGG se torna referência na região em cirurgias de retirada de cálculo renal

13/05/2019 às 19h26

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Aparelho adquirido pelo município é de última geração / Foto: Supcom

A Prefeitura de Campos, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), entregou, nesta segunda-feira (13/05), um Gerador de Laser para cirurgias de retirada de cálculo renal — Ureterolitotripsia a laser — no Hospital Geral de Guarus (HGG). O aparelho, adquirido com recursos próprios do município, é de última geração e o único disponível na rede pública de Saúde da região. Sendo instalado na unidade, o gerador deve entrar em funcionamento em cerca de 10 dias.

"É sempre importante investir na qualidade da Saúde de Campos, como determina o prefeito Rafael Diniz. O Gerador de Laser vai ajudar em um tratamento em que recebemos muitos pacientes. Vai agilizar as cirurgias no HGG. Estamos fazendo todas as adequações necessárias no centro cirúrgico para iniciar a utilização do aparelho", disse Abdu Neme, secretário de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde.

O coordenador do serviço de Urologia do HGG, o médico Felipe Dias Martins, contou que na rede pública, o aparelho é utilizado apenas no Hospital Federal de Ipanema. Nos hospitais particulares do país, a cirurgia com este equipamento tem custo médio de R$ 12 mil.  

"Por ser a laser, a recuperação é bem mais rápida. Assim, o paciente não precisa mais ficar de cinco a 10 dias no hospital, podendo ir embora geralmente no dia seguinte. O Gerador de Laser identifica todos os tipos de cálculo renal, sendo um tratamento mais completo. Mesmo com uma demanda muito grande, nossa expectativa é operar todos os pacientes de uma forma muito mais rápida",disse Felipe Dias Martins, contando também que a máquina pode realizar de cinco a seis cirurgias por dia.

Investimentos - No mês de abril, o HGG recebeu os novos equipamentos. Cinco Ventiladores Pulmonar Pressométrico e Volumétrico, que vão atender as necessidades do CTI da emergência: um Bisturi Eletrônico; um Lesometro Digital; dois Autorefletores; e um aparelho de Eletrocefalograma, que pode detectar vários problemas neurológicos.

A Prefeitura de Campos obteve a liberação de R$ 8 milhões, do Fundo Municipal de Saúde e de emendas parlamentares, para qualificar ainda mais as estruturas das duas unidades.  

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes