Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Intoxicação por gás provoca morte em poucos minutos, alerta médico

17/07/2019 às 18h28

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Apenas neste ano, foram noticiados três casos de famílias que perderam a vida em vazamentos de gás dentro de ambiente fechados. / Foto: Reprodução

Mortes como a de uma família em Santo André (SP), por um possível vazamento no aquecedor de água a gás do apartamento, são rápidas e os sintomas podem ser confundidos até mesmo com mal-estar relacionado ao estômago, alerta o cardiologista Fernando Costa.

O caso de Santo André é o mais recente desse tipo. Mas neste ano, seis pessoas de uma família de brasileiros perderam a vida por vazamento de gás no Chile. Em Campos do Jordão (SP), pai e filha morreram pelo mesmo motivo.

Fernando Costa explica que a intoxicação por gás se torna fatal em poucos minutos.

"A cada minuto que passa o ambiente fica mais tóxico. A pessoa vai ter confusão mental, letargia, ânsia de vômito, dor de cabeça. Ela não vai ter noção do que está acontecendo. A maioria dessas pessoas deve ter pensado que estava com algum distúrbio digestivo".

A causa da morte é envenenamento por monóxido de carbono, gás que é produzido a partir da queima de combustíveis, como carvão, madeira, álcool e pode se acumular em aquecedores de água a gás quando há problemas de ventilação.

Por entrar pela via respiratória, o monóxido de carbono chega rapidamente à corrente sanguínea.

Uma vez no sangue, liga-se à hemoglobina, proteína responsável por transportar oxigênio a todo o corpo, e retira as moléculas de oxigênio.

"A morte é por falta de oxigenação", observa o cardiologista.

O médico ressalta que "o gás hoje tem uma sensação de percepção olfativa muito diferente".

"Quando você está em um ambiente com gás ligado, muitas vezes você não percebe o cheiro. Sem contar que muitas pessoas têm problemas crônicos, como rinites, que alteram o olfato e fica mais difícil perceber o cheiro de gás."

Ele frisa a importância de existirem componentes no gás canalizado que permitam à população sentir quando há algum tipo de vazamento.

No caso do gás de botijão, o GLP, que também é inodoro, é adicionado durante a produção um componente da família do enxofre chamado mercaptana, justamente para que seja possível perceber se há um vazamento. 

Atualmente, existem aparelhos no mercado para detectar a presença de monóxido de carbono em ambientes fechados.

Outra prática perigosa é o uso de aquecedores improvisados. Um casal e a filha deles morreram na semana passada em Guarulhos (SP), após acenderem uma churrasqueira dentro do quarto.

A queima de qualquer substância e material em locais fechados tem praticamente o mesmo efeito que o vazamento de gás — um carro ligado na garagem pode ser perigoso também. O oxigênio é rapidamente consumido e as pessoas passam a respirar monóxido de carbono, que é letal.
 

Fonte: R7 Saúde

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes