Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Meningite viral pode ser transmitida pelo zika vírus

06/12/2019 às 11h36

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Com a descoberta feita por pesquisadores da Bahia, médicos de todo o Brasil estão sendo orientados a fazer testes nos pacientes para mapear melhor os casos

Pesquisadores da Bahia responsáveis pela descoberta do vírus zika no Brasil revelam que o vírus transmitido pelo Aedes aegypti está associado também à meningite viral. A suspeita foi confirmada após dois anos de estudo realizado com 200 pessoas em Salvador (BA).

O tempo de evolução de uma doença para outra também foi investigado e constatou-se que os pacientes com zika ou chikungunya podem contrair meningite em no máximo uma semana.

Os resultados do estudo mostraram que 10% das pessoas que participaram da pesquisa desenvolveram a meningite viral por causa do vírus da zika e 2% dos pacientes avaliados tiveram a doença logo após ter chikungunya. Agora, médicos de todo o país estão sendo orientados a fazer o teste nos pacientes com meningite para mapear melhor a proporção dos casos.

Os pesquisadores estudam as consequências, como paralisia facial, esquecimento, paralisia de um lado e perda da memória.

Os cientistas afirmam que essa descoberta reforça a importância do combate ao mosquito.

Fonte: Portal R7

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes