Diversos fatores podem desencadear ou piorar as dores de cabeça, como o uso de óculos, tiaras ou bonés apertados, o frio e até o uso frequente de descongestionante nasal e analgésicos, principalmente em pessoas com enxaqueca.
O analgésico causa efeito rebote, ou seja, as pessoas que têm enxaqueca ou dor de cabeça tensional, se usarem este tipo de medicamento mais do que duas ou três vezes por semana, ou dez comprimidos em dez dias do mês, podem tornar a dor de cabeça crônica.
As mulheres são mais vulneráveis porque o ciclo hormonal pode ser um gatilho para as crises de dor. A tensão pré-menstrual (TPM), por exemplo, pode aumentar as dores de cabeça em mulheres que já sofrem com a enxaqueca.
Muito se fala sobre os efeitos positivos do café para a dor de cabeça, mas segundo especialistas, depende da quantidade de café e a frequência de dor de cabeça que a pessoa tem. Em pessoas com dor de cabeça esporádica, pode ajudar a melhorar. Em pessoas com dor de cabeça frequente, piora. Então, a cafeína pode ser uma vilã ou uma mocinha para a dor de cabeça.
MITOS E VERDADES SOBRE DORES DE CABEÇA
- Café melhora a dor de cabeça?
Depende da quantidade de café e a frequência de dor de cabeça que a pessoa tem. Em pessoas com dor de cabeça esporádica, pode ajudar a melhorar. Em pessoas com dor de cabeça frequente, piora.
- Frio piora a dor de cabeça?
Em pessoas com enxaqueca, sim. Alterações de clima, principalmente climas frios ou muito quentes, podem ser gatilhos para piorar ou até provocar uma dor de cabeça na pessoa que sofre com enxaqueca. E não precisa ser exatamente um clima frio, basta se expor a um ar-condicionado mais frio para piorar a dor de cabeça ou até provocar crises.
- Óculos e bonés apertados pioram dor de cabeça?
Em pessoas com enxaqueca, sim. Pessoas com enxaqueca são mais sensíveis à estímulos de pressão, então, tiara, penteado ou boné muito apertados, óculos escuros com hastes apertadas na região das orelhas ou pressão em cima do nariz, uso de capacete, podem causar ou piorar crises de dor de cabeça.
- Tomar muito analgésico piora a dor de cabeça?
Sim. O analgésico é um fator de risco para trazer a dor de cabeça de volta, porque ele causa efeito rebote.
- TPM aumenta a dor de cabeça?
Sim, em pessoas com enxaqueca. O período hormonal, pré-menstrual e também durante a ovulação é o principal gatilho para enxaqueca em mulheres. Então, antes, durante e depois da menstruação, e também durante o período de ovulação, são quando as mulheres com enxaqueca apresentam as crises com mais frequência, maior duração e maior intensidade.
- Descongestionante nasal pode causar dor de cabeça?
Sim, principalmente nas pessoas com enxaqueca. O descongestionante nasal, assim como um analgésico, se usado diariamente, pode ser um fator de risco para a dor de cabeça. Quem tem enxaqueca deve evitar descongestionante nasal.
A Obra do Salvador vai promover, nesta quinta-feira (18/09), a VI Mostra Pedagógica, neste ano, com um mutirão de inscrições para os programas, projetos e serviços da instituição. Neste mês...
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo de tempestade para Campos dos Goytacazes, Macaé, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e municípios próximos do Norte...
O concurso do TJ RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) já está com contrato assinado com a banca organizadora da seleção, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O termo...
O Hospital Geral de Guarus (HGG) promoveu, neste mês, a segunda série de cirurgias minimamente invasivas — a laser, pela técnica HoLep — para redução de próstata, beneficiando mais quatro...
O laudo médico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), divulgado nesta quarta-feira (17), aponta um quadro de carcinoma — tipo comum de câncer de pele — nas lesões que foram retiradas...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br