Mudar alimentação nem sempre é suficiente para reduzir colesterol

Facebook Whatsapp Twitter
Quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Comandante do 8ºBPM é suspeito de contratação de funcionário fantasma

O atual comandante do 8ºBPM tenente-coronel, Luiz Henrique Monteiro Barbosa, responde por uma denúncia, apresentada pelo MPRJ e aceita pelo TJRJ, de possível contratação quando era comandante da Guarda Municipal da prefeitura de Volta Redonda de um funcionário ligado à empresa de segurança privada de propriedade da família do oficial. A ação foi formalizada em agosto deste ano pelo Ministério Público do Estado do Rio.  ... continuar lendo

Saúde

Mudar alimentação nem sempre é suficiente para reduzir colesterol

Facebook Whatsapp Twitter

03/12/2019 às 11h06 Naíza de Souza (Estagiária)

Gordura ruim vem de origem animal, diz especialista

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

O colesterol é uma gordura encontrada na estrutura das células e em alimentos. Ele é essencial para o funcionamento do organismo. Seu excesso é que representa um perigo. O risco de infarto é quatro vezes maior para quem tem colesterol alto.

O colesterol total não deve ultrapassar 200 mg/dl. O LDL (colesterol ruim) acima de 100 mg/dl é perigoso. Já o HDL (colesterol bom) não deve estar abaixo de 40 mg/dl, de acordo com Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do HCor (Hospital do Coração), em São Paulo.

Segundo o especialista, a mudança na alimentação, muitas vezes, não é suficiente para reduzir a quantidade de gordura no sangue.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

“Se a pessoa precisa reduzir até 15% do nível de colesterol, a mudança de hábitos alimentares é eficaz, depois disso é necessário usar remédios”, explica.

Magnoni diz que a maior parte do colesterol do organismo – cerca de 70% - vem do fígado. Ele esclarece que o grande problema é a ingestão de gordura saturada, pois ela interfere na função do fígado.

“A gordura saturada ocupa os receptores do fígado que captam o colesterol. Então, quanto mais gordura saturada eu ingerir, menos o fígado vai tirar o colesterol do sangue e aí ocorre o excesso”, afirma o nutrólogo.

Colesterol bom e ruim

A gordura boa é aquela de origem vegetal, encontrada por exemplo nos óleos de canola e oliva. Já a gordura ruim vem dos alimentos de origem animal.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

“Nesse caso, depende da quantidade [de gordura] que existe no corte da carne. Não dá para dizer que a de porco é melhor ou pior que a de boi, por exemplo”, ressalta Magnoni.

Por sua vez, o conceito de colesterol conhecido popularmente como ruim (LDL) e bom (HDL), na verdade, está associado a um tipo de proteína que se liga a gorduras, segundo o especialista. 

“Boa é aquela proteína que tem muito colesterol grudado, isso quer dizer que ela retirou essa gordura das artérias”, explica.

É esse mecanismo que vai ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral).

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 

Fonte: Portal R7

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso