Quinta-feira, 25 de abril de 2024

O papel vital do pai no apoio à amamentação

16/08/2019 às 23h20 17/08/2019 às 08h58 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Estudos mostram que o pai desempenha um papel fundamental no apoio ao aleitamento. / Foto: Guia do Bebê

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as mães alimentem seus filhos exclusivamente por meio da amamentação durante os primeiros seis meses de vida. Elas também são incentivadas a amamentar como complemento de outros alimentos ao menos até o bebê completar 2 anos de idade. Essas mensagens são compartilhadas de forma recorrente durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que aconteceu faz pouco tempo. Mas, na Philips, este ano resolvemos destacar o apoio do pai como uma das formas mais consistentes de assegurar uma amamentação bem-sucedida.

Estudos mostram que o pai desempenha um papel fundamental no apoio ao aleitamento. O suporte paterno gera taxas mais elevadas de início e continuidade da amamentação, aumento da intimidade entre o casal, menores taxas de absenteísmo no trabalho por parte das mães e até mesmo a redução dos sentimentos de ansiedade ou isolamento. Além de todos esses benefícios, o estabelecimento de um vínculo entre o pai e o bebê é igualmente importante para a saúde geral de ambos.

Para mim, a coisa mais importante é o pai realmente querer se envolver mais. Mas, às vezes, ele não dispõe das informações ou do espaço apropriados e termina se sentindo excluído. Embora a amamentação seja natural, é também um comportamento aprendido.

O apoio do pai no dia a dia

Tanto as mães quanto os bebês precisam do descanso e da privacidade para garantir uma amamentação bem-sucedida. As visitas e os amigos, muitas vezes involuntariamente, podem gerar atrasos na hora da alimentação e cansar ou superestimular um bebê.

O pai pode ajudar nesse processo de várias maneiras:

Administrar as interferências de modo a garantir privacidade suficiente

Informar-se sobre os fundamentos do aleitamento materno e garantir que as necessidades da mãe sejam atendidas

Trocar as fraldas do bebê e acordá-lo para ser alimentado ajuda no sentido de proporcionar às mães um tempo adequado para descansar e se preparar para a amamentação.

Garantir uma nutrição adequada e o apoio emocional para as mães

Fonte: Saúde Abril

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes