Quinta-feira, 28 de março de 2024

O que acontece com o seu corpo quando você para de comer açúcar

06/09/2019 às 10h26 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Não estamos falando que você precisa eliminar de vez o doce da rotina / Foto: Reprodução

O açúcar tem sido apontado cada vez mais como o inimigo da saúde. Isso acontece porque o ingrediente pode gerar inflamações no corpo, podendo até ser associado a doenças como diabetes e distúrbios cardiovasculares. Evitá-lo no dia a dia é bom, mas para os mais corajosos, cortá-lo pode ser uma medida drástica, mas a favor do bem-estar.

Não estamos falando que você precisa eliminar de vez o doce da rotina, mas descubra o que acontece com o seu corpo quando você para de comer açúcar.

Depois de um dia

Se você é louco por doces, é possível perceber sua ausência em apenas um dia. Dependendo do seu hábito de consumo, você pode sentir um pouco de irritação e mau humor, uma vez que o ingrediente estimula a liberação de dopamina, o neurotransmissor do prazer. Dores de cabeça também podem aparecer.

Depois de uma semana
Com o sangue livre de açúcar, é possível que os seus níveis de insulina e respostas anti-inflamatórias melhorem. Fisicamente, as melhorias aparecem na pele, que se torna mais clara e viçosa. Se o fim da ingestão do doce acontecer junto a uma alimentação saudável, o inchaço tende a ir embora logo.

Depois de um mês

O consumo do açúcar faz com que você sinta ainda mais vontade de comer doce e, por isso, é possível que você continue pedindo pelo sabor no paladar. Contudo, depois de um mês, o seu sistema imunológico tende a melhorar e o cérebro tende a se acostumar mais à ausência do doce. Neste tempo, é provável que você já não sinta mais aquela necessidade de comer alguma sobremesa depois do almoço. Para o corpo, você terá índices glicêmicos mais estáveis, menos dores de cabeça, maior saúde intestinal e ainda poderá ter perdido alguns quilos. Isso, pois o alto consumo do açúcar desequilibra a flora intestinal e, quando nosso processo digestivo não funciona bem, há maior inflamação, que atua no corpo como um todo.

Depois de seis meses

As vontades tendem a estar em mais controláveis em seis meses. Para a saúde, você terá chances reduzidas de desenvolver doenças cardíacadas e diabetes. O envelhecimento precoce é evitado e, por isso, sua pele aparentará mais saudável e você se sentirá mais disposto.

Depois de um ano

Infelizmente, não podemos falar que você, ao menos, não se lembrará do gosto dos doces, uma vez que o sabor está associado a outros estímulos que vão desde o olfado à memória afetiva. Porém, você já estará acostumado a dispensar o açúcar e terá benefícios a longo prazo, como redução da acne e das linhas finas na pele. Também é possível que você se sinta menos irritado do que há um ano atrás e tenha uma relação melhor com a comida, uma vez que muitos veem o doce como algo compensatório. 

Todavia, para garantir todos os benefícios é preciso aliar a medida à uma dieta nutritiva e a hábitos saudáveis, como a prática de atividade física. Ao reduzir significantemente o consumo de açúcar, você pode já receber algumas vantagens. Consulte um médico ou nutricionista para aconselhamento individual.

Fonte: Globo

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes