Terça-feira, 23 de abril de 2024

O que pode e o que não pode usar nas maquiagens e acessórios de Carnaval

12/02/2019 às 10h41 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
os sprays para colorir os cabelos também são muito usados, pois a maioria das pessoas não apresentam reações a eles, porém, em casos de ardência ou coceira / Foto: Reprodução

Falta pouco para a folia de Carnaval começar. Nas próximas semanas, os bloquinhos de rua devem ganhar maior movimento e destaque em todo o Brasil. Embalados pela alegria, é comum os foliões abusarem de cores e brilhos nas maquiagens, pinturas corporais e acessórios típicos para uma das festas mais esperadas no Brasil.

Mas será que tudo pode?

A dermatologista Renata Sitonio, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e chefe da Clínica Sitonio, alerta que, se usados de forma equívoca, esses produtos podem causar irritações e sérios riscos à saúde, não somente da pele. Para você não errar na maquiagem de Carnaval e nos acessórios, aqui vão algumas dicas da especialista: Glitter, lantejoulas, purpurina

Embora o brilho seja comum nas caracterizações de Carnaval, todo cuidado é pouco na escolha desses artifícios. Segundo a dermatologista, o ideal é evitar produtos que não sejam feitos para o uso na pele, principalmente na área dos olhos, evitando assim alergias. “Opte por produtos leves, de preferência hipoalergênicos já que, com o suor e calor, a pele fica mais sensível às substâncias presentes neles. As maquiagens com brilho são opções mais seguras”.

Tintas e Sprays

A dermatologista também explica que algumas pinturas podem levar a quadros de dermatite de contato (alergia caracterizada pela coceira, vermelhidão e descamação da pele). A tinta guache, por exemplo, é um desses vilões, pois trata-se de um produto que não foi feito para o uso na pele. “Em contato com a região dos olhos, pode desencadear até mesmo uma conjuntivite alérgica”, alerta.

Já os sprays para colorir os cabelos também são muito usados, pois a maioria das pessoas não apresentam reações a eles, porém, em casos de ardência ou coceira após sua aplicação, a especialista recomenda que se lave os cabelos imediatamente e, em casos de piora, que se procure um dermatologista.

Espumas

As espumas parecem inofensivas, mas na verdade, também podem causar reações alérgicas e urticárias, além de irritações na garganta e nos olhos. Conforme a especialista, seu uso não está proibido, mas é necessário usar com cautela e evitar espirrar o produto nos olhos de outras pessoas. “Em casos de contato com os olhos, lave abundantemente a região com água corrente limpa”, orienta.

Produtos para crianças

Em meio à folia, o cuidado com os pequenos não pode ficar de fora. A especialista aconselha que marcas e produtos para adultos sejam evitados nas crianças. Além disso, ressalta a importância da fotoproteção deles. “O ideal é que se passe duas camadas de filtro solar na criança, tendo o cuidado de repetir a aplicação a cada duas a três horas. Vesti-los com roupas com proteção UV e mantê-los de chapéu e óculos de sol, também é importante para proteção”, assegura.

Fonte: O Dia

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes