OMS prevê epidemia global de gripe e lança estratégia de prevenção

Facebook Whatsapp Twitter
Terça-feira, 21 de maio de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Saúde

OMS prevê epidemia global de gripe e lança estratégia de prevenção

Facebook Whatsapp Twitter Google+

12/03/2019 às 12h34

Reprodução
A questão não é se teremos outra pandemia, mas quando', diz diretor-geral; órgão orienta o fortalecimento dos programas de rotina, como uso da vacina

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
A OMS (Organização Mundial da Saúde) prevê uma pandemia de gripe e, nesta segunda-feira (11), lançou o que é considerada a estratégia mais abragente e de maior alcance em relação ao problema. “A questão não é se teremos outra pandemia, mas quando. Precisamos estar vigilantes e preparados. O custo de um grande surto de gripe superará em muito o preço da prevenção”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, por meio de nota.

“A ameaça da gripe pandêmica está sempre presente. O risco contínuo de um novo vírus da influenza transmitindo de animais para humanos causando uma pandemia é real”, completou.

Segundo a OMS, o vírus influenza, que provoca a gripe, é um dos maiores desafios de saúde pública do mundo. Estima-se que 1 bilhão de pessoas contraiam o vírus todo ano. Entre elas, três a cinco milhões desenvolvem casos graves, o que resulta em 290 mil a 650 mil mortes por doenças respiratórias relacionadas à influenza.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

A principal recomendação da OMS contra a gripe é a vacina anual. A agência da ONU ressalta que a imunização é fundamental principalmente para pessoas com maior risco de desenvolver complicações da doença, como crianças e idosos, e profissionais de saúde.

A nova estratégia, que deve ser seguida pelos 193 países-membros da ONU, entre eles, o Brasil, delineia um caminho para fortalecer os programas de rotina e estimula o desenvolvimento de melhores ferramentas de prevenção, como vacinas e tratamentos mais eficazes e acessíveis a todos os países.

“Com parcerias e o trabalho específico de cada país, o mundo está mais bem preparado para o próximo grande surto, mas ainda não o suficiente”, frisou Tedros. "Essa estratégia visa nos levar a esse ponto. Basicamente, trata-se de preparar sistemas de saúde para manejar conflitos. E isso só acontece quando os sistemas de saúde são fortes e saudáveis”.

O diretor-geral da OMS destaca a importância das parcerias. "São essenciais e eficazes", disse. As parcerias para aumentar o desenvolvimento e a inovação de vacinas serão ampliadas, de acordo com o órgão. 

Fonte: R7 Saúde


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso