Quinta-feira, 28 de março de 2024

Os óculos escuros podem fazer mal aos olhos. Saiba como devem ser usados

08/11/2019 às 09h51

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Os óculos escuros devem ser capazes de bloquear 99% a 100% dos raios UVA e UVB.

O uso de óculos escuros é importante para proteger os olhos contra a ação direta dos raios ultravioletas. No entanto, especialistas alertam que estar sempre de óculos de sol pode, na verdade, prejudicar a saúde dos olhos. Isso porque a luz solar é benéfica para a visão, portanto, quando se passa muito tempo escondendo os olhos atrás do acessório, eles podem não receber iluminação suficiente.

“Usar óculos escuros frequentemente impede os olhos de absorver a luz necessária, essencial para que o ritmo circadiano do corpo funcione adequadamente”, explicou o médico Joseph Michael Mercola ao Medical Daily. O ritmo circadiano, também chamado de relógio biológico, é responsável por regular as funções do corpo durante as 24 horas do dia e muitas de suas atividades estão relacionadas à presença ou ausência de luz. 

Muitas pessoas utilizam o acessório mesmo quando não estão diretamente expostas ao sol, como no transporte público ou dentro de ambientes fechados. Segundo Mercola, esse hábito pode interferir no funcionamento do nosso relógio interno e prejudicar o humor e o sono, além de aumentar o risco de insônia e depressão.

Quando usar?

É imprescindível comprar óculos escuros adequados. Eles precisam ser capazes de bloquear 99% a 100% dos raios UVA e UVB. Isso significa que não é qualquer acessório que vai proteger os olhos. Ou seja, é bom evitar comprá-los em lojas populares ou em camelôs, por exemplo. A recomendação é procurar uma loja especializada e, se possível, consultar um oftalmologista antes.

Fonte: Veja

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes