Terça-feira, 23 de abril de 2024

Para tomar vacina é necessário apresentar o cartão do SUS

16/07/2018 às 15h18

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O documento é de extrema importância e deve ser levado pelo paciente em todos os procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde / Foto: Divulgação Supcom

Para que o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) tenha garantidas suas informações em um banco de dados, gerando um histórico de marcação de consultas, exames e acesso aos medicamentos fornecidos pela rede, o Ministério da Saúde criou o Cartão SUS. O documento é de extrema importância e deve ser levado pelo paciente em todos os procedimentos realizados pelo SUS. 

O cartão do SUS é gratuito e pode ser feito nas unidades básicas de saúde e também no Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8hs às 17hs.

"Os documentos necessários para fazer o cartão são identidade, CPF e comprovante de residência. No caso dos menores de idade é necessário  também que o responsável leve a certidão de nascimento", explicou o assessor chefe de Tecnologia da SMS, setor responsável pela confecção do documento, Samuel Menezes Gomes.

Em Campos, de acordo com a assessora chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Roberta Lastorina, a população precisa se conscientizar sobre a importância do documento, não somente para os adultos, mas também para as crianças desde o nascimento.   

"Algumas pessoas têm tido problemas para serem imunizadas por não ter o cartão do SUS. Em qualquer unidade de saúde, além dos documentos pessoais solicitados, o número do Cartão SUS também será necessário. Os dados gerados podem subsidiar medidas contribuindo para a organização de serviços de saúde e para ampliar, qualificar e melhorar o acesso dos usuários aos mesmos", ressaltou. 

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes