Sábado, 20 de abril de 2024

Petiscos de praia: quais cuidados tomar?

16/01/2019 às 11h19

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Antes de se jogar nos alimentos, a pessoa precisa prestar atenção nas condições de higiene para que o passeio não vire um pesadelo. / Foto: Reprodução/G1

Verão, sol, praia e petiscos: dificilmente eles passam despercebidos. Milho cozido, espetinho, queijo coalho, água de coco, açaí, churros, sorvete. A lista é interminável. Entretanto, antes de se jogar nesses alimentos, a pessoa precisa prestar atenção nas condições de higiene para que o passeio não vire um pesadelo.

Um dos principais riscos de se comer na praia é que o ambiente é quente, com poucas condições de higiene. Isso facilita a contaminação e proliferação de bactérias. O preparo inadequado do alimento é o principal fator de contaminação. Outro problema é deixar o alimento preparado muito tempo fora da geladeira.

Veja alguns exemplos:

– Coco verde: melhor ver abrir na hora e tomar direto da fruta. (Copos e garrafinhas são mais arriscados).

– Milho verde: melhor comer diretamente da espiga. O milho debulhado passa por uma faca e por superfícies que podem estar contaminadas. Também observe se a água está fervida.

– Açaí: melhor o industrializado, que passou pro processo de pasteurização.

– Espetinho de camarão: escolha os que vendem em estabelecimentos fixos. O camarão precisa de refrigeração para melhor conservação.

– Queijo coalho: o industrializado oferece menor risco.

– Latas de refrigerantes ou outras bebidas: devem ser muito bem lavadas ou higienizadas antes de serem abertas.

– Maionese e outros molhos: opte pelos sachês.

Contaminação

Quando ingerimos um alimento contaminado, o sintoma mais comum é a diarreia. Essa alteração pode durar até 14 dias, mas o comum é ir embora entre três e cinco dias. Para tratar: hidratação. Pode-se associar à hidratação medicamentos antidiarreicos.

Fonte: G1 Bem Estar

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes