Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Por que mais crianças estão morrendo no Brasil?

30/07/2018 às 10h00 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O mundo registrou, em cada dia de 2016, a morte de 7.000 bebês com menos de 28 diasCrianã / Foto: eldiaonline

O mundo registrou, em cada dia de 2016, a morte de 7.000 bebês com menos de 28 dias. Exatamente isso: houve 7000 óbitos de bebês recém-nascidos por dia, durante o ano de 2016, segundo relatório da ONU. Estes bebês se incluem entre as 5,6 milhões de crianças com menos de 5 anos que morreram neste mesmo período.

São dados impressionantes, levando em conta todo o volume de conhecimento científico publicado em revistas especializadas, na área da Medicina, neste século XXI.

Depois de décadas de diminuição, a mortalidade infantil no Brasil voltou a subir em 2016. Inclusive em São Paulo, o Estado com mais recursos deste país.

Portanto, apesar de existirem mais informações sobre muitas doenças, de a tecnologia disponibilizar muito mais recursos diagnósticos e das novas terapêuticas, as crianças continuam morrendo. E estão morrendo ainda mais.

Quais as causas destes óbitos evitáveis?

Analisando as causas das mortes em crianças, é possível observar que aproximadamente 70% destes óbitos decorreram em consequência de complicações na gravidez e/ou no parto (49%) ou devido a más-formações congênitas (21%). As doenças respiratórias aparecem em terceiro lugar (6,3%).

Muitos destes óbitos poderiam ser evitados se o sistema de saúde fosse oferecido com mais facilidade de amplo acesso a todos. Não é o que está acontecendo no Brasil.

As gestantes não estão conseguindo fazer um pré-natal decente e não estão tendo condições de um trabalho de parto em uma situação digna e apropriadamente adequada.

Ao contrário, os últimos anos testemunharam a desintegração do sistema de saúde, que está falhando em assistir a todos. A saúde, muitas vezes, não espera uma segunda chance.

Fonte: Bem Estar

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes