Sexta-feira, 29 de março de 2024

Postos de saúde abertos hoje para vacinar contra sarampo e pólio

18/08/2018 às 10h00 18/08/2018 às 10h03

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Em Campos, SJB e SFI postos atendem até às 17h / Foto: Divulgação Supcom

Os mais de 36 mil postos de saúde em todo o país abrem as portas neste sábado (18/08) para o chamado Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. A campanha segue até 31 de agosto.

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço. No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral.

Para o sarampo, todas as crianças com idade entre 1 anos e menores de 5 anos devem receber uma dose da tríplice viral – desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

NA PLANÍCIE GOYTACÁ

Em Campos, a população contará com 42 postos de vacinação e outros 13 postos volantes, com atendimento das 9h às 16h. Haverá ainda um ponto disponível no Boulevard Shopping que vai funcionar das 13h às 20h. Serão ao todo 56 polos de imunização em vários pontos do município.

A campanha foi aberta no dia 7, último, e segue até 31 de agosto. O público-alvo são crianças de um até 4 anos 11 meses e 29 dias de idade. Até o momento, foram vacinadas mais de 2100 crianças contra o sarampo e cerca de 2200 crianças contra poliomielite.  

A Assessora Chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina, destaca que o número de imunizados está baixo e ressalta a importância dos pais levarem seus filhos para serem vacinados. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 26.944 mil crianças no município. 

EM SJB POSTOS ATENDEM ATÉ 17H

Em São João da Barra a imunização acontece das 8h às 17h nas unidades de saúde e ESFs. Um posto volante também está atendendo, no mesmo horário, na sede do Rotary Club, localizado na Avenida Rotary, 436, na sede do município. A campanha em São João da Barra tem com meta vacinar todas as 1.750 crianças de um ano a menores de cinco anos do município. Após o dia 31, quando será encerrada a campanha nacional, a vacinação estará disponível nas unidades de saúde para todas as idades.

Os postos de vacinação são: UMS Félix de Sá (sede do município); ESF Atafona; ESF Carrapicho; ESF Grussaí; UBS Cajueiro; ESF Barcelos; UBS Palacete; ESF Campo de Areia; UBS Sabonete; ESF Mato Escuro; UBS Quixaba; ESF Açu. A exceção é a unidade da ESF Nova São João da Barra, que não disponibilizará a vacinação.

EM SFI ATENDIMENTO SERÁ ATÉ AS 16H

Os sanfranciscanos devem procurar um dos 10 postos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana (SFI) para o Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite.  Os postos funcionarão entre 8h e 16h. De acordo com a SMS, entre 30 e 50 funcionários estarão mobilizados.

Os locais onde as vacinas vão estar disponíveis são os seguintes: Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central; Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas; além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Barra do Itabapoana, Buena, Gargaú, Guaxindiba, Imburi, Praça João Pessoa, Santa Clara e Travessão de Barra.

CASOS DE SARAMPO

Atualmente, o país enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas. Até a última terça-feira, foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5.630 permanecem em investigação. Em Roraima, são 296 casos confirmados e 101 em investigação.

Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (um), Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Rondônia (um); e Pará (dois). A Secretaria de Saúde de Pernambuco também confirmou ontem (17) dois casos de sarampo.

Até o momento, no Brasil, foram confirmadas seis mortes por sarampo, sendo quatro no estado de Roraima (três de estrangeiros e uma de brasileiro) e duas no Amazonas (de brasileiros). 

Fonte: Redação/Ascom/ABr

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes