Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Prevenção à gravidez na adolescência abre atividades do PSE em 2019

14/02/2019 às 18h50

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Nesta primeira ação, a equipe abordou ainda temas como a importância da vacinação para os adolescentes do 7º ao 9º ano e a caderneta de saúde do adolescente. / Foto: Supcom

O programa intersetorial Saúde na Escola (PSE), das secretarias de Saúde e Educação, iniciou nesta quinta-feira (14/02), no Centro Educacional 29 de Maio, as ações de 2019. A primeira abordagem foi sobre a prevenção à gravidez, em alusão à Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência.

“Em 2018 iniciamos o Projeto PSE & Rede Cegonha direcionado a adolescentes gestantes. De 400 estudantes, 15 estavam grávidas, um percentual de 4%. Entre os meses de agosto e dezembro, também realizamos ações direcionadas a mais de 800 adolescentes e neste ano, a meta deste projeto é chegar a dois mil alunos. O estado do RJ é o pioneiro nacional na parceria do PSE com o Saber Saúde e de acordo com o Estado, dos 33 municípios cadastrados neste primeiro semestre, nós seremos o primeiro. Isso mostra que nosso trabalho vem sendo realizado de forma satisfatória. Temos recebido muitas mensagens positivas do Estado sobre as ações desenvolvidas no município”, destacou a coordenadora do PSE, Cátia Mello.

Nesta primeira ação, a equipe abordou temas como a importância da vacinação para os adolescentes do 7º ao 9º ano, as formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis e o planejamento familiar, além de terem realizado a implantação da Caderneta do Adolescente.

O PSE entregou 821 Cadernetas do Adolescente no segundo semestre de 2018, por meio do projeto "Direito sexual e reprodutivo para adolescentes: o tempo desejável para engravidar", uma importante parceria com o Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente (Paismca) da secretaria municipal de Saúde (SMS). 

Retomado em julho de 2017 e alcançada as metas para o biênio em apenas seis meses, o Programa Saúde na Escola foi ampliado para abranger neste ciclo de ações, 85 unidades escolares — 35% de toda a rede municipal de ensino. Recentemente, o Ministério da Saúde anunciou o aporte de verba no valor de R$128 mil pelo cumprimento dos 12 objetivos estabelecidos. 

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes