Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Prevenção: o manual antiqueda de idosos

16/09/2019 às 12h25 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Confira o que deve ser feito dentro e fora de casa para evitar a queda de idosos: / Foto: Reprodução

Mais comuns a partir dos 60 anos, devido a fraqueza muscular, falta de equilíbrio e falhas na visão, os tombos ameaçam a qualidade e a expectativa de vida. Mas adaptações em alguns cômodos da casa e certos cuidados na rua ajudam a prevenir os acidentes. Confira o que deve ser feito dentro e fora de casa para evitar a queda de idosos:

No quarto

1. Mesa de cabeceira: muitas vezes é no criado-mudo que a pessoa se apoia para se levantar da cama. Por isso, a peça deve ser bem firme, de preferência até presa ao chão.

2. Luz por perto: deslocamentos nomeio da noite, no escuro, são encrenca certa. Daí a recomendação de deixar um abajur ao lado da cama, com interruptor à mão.

3. Altura da cama: nem muito alta nem muito baixa. Ajuste assim: com a pessoa sentada, os joelhos devem ficar dobrados a 90°, com os pés apoiados no chão.

4. Tapete pra quê: pessoas mais velhas costumam arrastar os pés, aumentando o perigo de se enroscar no que há pelo caminho. Se for para ter tapete, ele deve ser antiderrapante.

5. Cadeira extra: o abaixar e levantar para trocar de roupa e colocar os sapatos pode gerar tonturas e desequilíbrios. Ter um lugar para se sentar minimiza esse risco.

6. Colchão adequado: a densidade apropriada ao peso do indivíduo ou do casal colabora com a postura, facilita os movimentos e proporciona estabilidade na hora de sair da cama.

Na escada

1. Corrimão sempre: se não tiver, fixe barras dos dois lados. E considere instalar fitas antiderrapantes nos degraus. Vale orientar o idoso a nunca subir escadas de mãos ocupadas.

2. Iluminação: interruptor de luz no topo e na parte de baixo, bem visíveis, são essenciais. Se a iluminação natural não auxiliar na visibilidade, troque as lâmpadas por versões mais potentes.

3. Sinalizadores: quem nunca se atrapalhou pisando em falso num degrau? Imagine então com a visão embaçada. Faixas em cores contrastantes e marcações de início e fim da escada garantem maior segurança.

No banheiro

1. Na posição certa: ficar se esticando na ponta dos pés é uma temeridade. Saboneteiras e toalheiros devem ser instalados de modo que o alcance seja fácil e viável.

2. Banho sentado: se houver espaço, coloque banco com pés emborrachados na área do chuveiro. Eles evitam o incômodo de se abaixar para lavar pernas e pés e dão uma força no momento de se secar.

3. Atenção aos ralos: qualquer obstáculo conta com a idade. Por isso, a instalação das peças de escoamento exige planejamento especial. Os ralos devem ficar longe da área de circulação ou então nivelados ao piso.

4. Vaso sanitário: Se houver dificuldade de se sentar e se levantar, é preciso elevar o assento e colocar barras laterais. No mercado já é possível encontrar kits prontos que não exigem furar paredes.

5. Barras de apoio: uma das causas de quedas é tentar se escorar em cortinas ou box ao se desequilibrar no banho. Barras de apoio na medida certa para encaixar a mão e segurar com firmeza evitam esse perigo.

6. À prova de escorregões: mobilidade reduzida requer piso antiderrapante em lugares molhados. Se tapetes forem imprescindíveis, precisam ser emborrachados.

Fonte: Saúde Abril

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes