Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Própolis pelo bem dos rins

07/06/2019 às 11h09 07/06/2019 às 11h10

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A resina produzida pelas abelhas mostrou potencial contra uma enfermidade que atinge 10% da população mundial / Foto: Reprodução

Já consagrada no alívio de tosses e dores de garganta, a própolis passou por uma nova prova: será que ela teria algum papel contra a doença renal crônica?

Para investigar essa questão, pesquisadores da Universidade de São Paulorecrutaram 148 pacientes com a condição, marcada por falhas nos órgãos que filtram o sangue. Metade da turma tomou a substância na forma de comprimidos diários, enquanto o restante engoliu pílulas sem nenhum efeito terapêutico.

Após um ano, o primeiro grupo apresentava uma menor quantidade de proteína na urina, claro sinal de que os rins estavam funcionando melhor. “Acreditamos que a resina ajude a reduzir a inflamação, um dos gatilhos por trás do problema”, aposta o nefrologista Marcelo Silveira, um dos líderes do estudo. Se os resultados iniciais forem confirmados, é possível que o produto atue como um auxiliar no tratamento, ao lado de outros medicamentos e da hemodiálise.

Males respiratórios
Além de lubrificar a garganta, o spray combate as bactérias que causam estragos nessa região.

Infecções
A resina natural tem poder antisséptico e afasta micro-organismos presentes em cortes e machucados.

Queimaduras
Numa experiência preliminar, um gel com esse composto acelerou a cicatrização.

Câncer
Ela passa por pesquisas como terapia complementar contra tumores de mama, fígado, próstata e pulmão
 

Fonte: Saúde Abril

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes