Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Qual é a forma correta de lavar o nariz?

16/09/2019 às 12h39 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Converse com seu médico para saber se existem outras recomendações destinadas a você. / Foto: Reprodução

Frio, pólen, poeira, pelos de animais… Existem diversos fatores que podem irritar as paredes internas do nariz. Essa região fica sensível especialmente nos indivíduos com rinite alérgica. Neles, o menor contato com alguns compostos já provoca um quadro de inflamação, marcado por inchaço das mucosas e a produção excessiva de catarro. Como lavar o nariz? A gente conta abaixo:

1. O preparo

O produto ideal para fazer a lavagem nasal é o soro fisiológico comum, disponível em qualquer farmácia. Ao comprar um frasco maior, guarde-o na geladeira para preservar o conteúdo e retire o líquido uns minutos antes para que ele não fique tão gelado. Se preferir, existem opções específicas para essa finalidade.

2. A ação

O melhor cômodo para fazer esse processo é o banheiro. Posicione-se em frente ao espelho. Depois, aponte o nariz na direção do ralo da pia, com a cabeça levemente inclinada para a frente e a boca aberta. Com uma seringa sem agulha, pegue de 10 a 20 mililitros de soro fisiológico e aplique em cada uma das narinas.

3. O efeito

Ao entrar pelas cavidades, o líquido ajuda a eliminar impurezas, especialmente o excesso de muco que está acumulado por ali. Isso já amplia o espaço e permite que o oxigênio e o gás carbônico transitem melhor.

Em longo prazo, a prática ainda reduz a inflamação e o inchaço.

4. A periodicidade

No final, use um lenço para tirar o excesso de umidade. O indicado é realizar o procedimento ao menos duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir — no inverno e na primavera, mais limpezas podem ser necessárias.

Converse com seu médico para saber se existem outras recomendações destinadas a você.

Os principais gatilhos de uma crise alérgica

Pólen: os grãos pequeninos produzidos pelas plantas são um tormento para quem tem rinite. O jeito é evitar praças e parques na primavera.

Ácaro: esse aracnídeo microscópico vive em vários tecidos. Lavar a roupa de cama e botar colchão e travesseiro no sol são boas atitudes.

Mofo: os fungos adoram locais quentes e escuros, como o fundo de armários e gavetas. De vez em quando, passe um pano úmido e deixe secar.

Não confunda os produtos

Muito cuidado com aqueles remédios que prometem desobstruir a respiração num zás-trás. Diferentemente do soro fisiológico, que é basicamente água e sal, esses fármacos carregam substâncias que contraem os vasos sanguíneos.

Eles até funcionam em curto prazo, mas o uso crônico leva à dependência e pode trazer prejuízos ao coração. Nunca compre esses medicamentos sem a orientação de um profissional de saúde.

Fonte: Saúde Abril

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes