Sábado, 20 de abril de 2024

Radioterapia do HEAA completa três anos com o Sino da Esperança

07/08/2018 às 11h03

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O HEAA resgatou, com este serviço, o compromisso histórico feito com a Liga Campista e Norte Fluminense de Combate ao Câncer, fundada em 1957 / Foto: Divulgação

O setor de Radioterapia do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), em Campos, completou três anos de funcionamento com um balanço altamente positivo em atendimento de alto padrão, aliando tecnologia e humanismo. Inaugurado em 03 de agosto de 2015, o setor logo se tornou referência em atendimento de qualidade em tratamento oncológico. Neste período de atividade, o setor atendeu a cerca de 1700 pacientes, mostrando que está apto a suprir a demanda do município e região quanto a procedimentos de alta complexidade em radioterapia, evitando o deslocamento de pacientes para outros centros.

O HEAA resgatou, com este serviço, o compromisso histórico feito com a Liga Campista e Norte Fluminense de Combate ao Câncer, fundada em 1957.

O físico médico Paulo Lázaro Garcia, um dos responsáveis pela Radioterapia, ressaltou que o sucesso alcançado ao longo destes três anos tem a ver com a postura de todos os envolvidos no atendimento. “Somos como uma orquestra, todos imbuídos em praticar a melhor relação com os pacientes possível. Não adiantaria essa alta tecnologia, sem o respeito e o cuidado com as pessoas que nos procuram”, afirmou o físico.

São em média 70 pacientes em tratamento todos os dias, oriundos de toda a região. Ao contrário do que se possa imaginar, toda a tecnologia envolvida no tratamento está atualmente disponível em 90% do Sistema Único de Saúde. Esse é o compromisso que o Álvaro Alvim mantém apesar das dificuldades enfrentadas pela crise no SUS. Mesmo assim, ainda este ano, o setor ganhará um reforço tecnológico, foi adquirido um aparelho de braquiterapia que terá uso específico na área ginecológica. Paulo Lázaro afirma que em tratamentos como o Câncer de Mama e de Próstata, que são os mais recorrentes, o nível de resolutividade do tratamento do Álvaro Alvim está acima da média nacional.

Para marcar o aniversário, há dois meses foi instalado um sino de metal na recepção do setor, intitulado “Sino da Esperança”, que é badalado por cada paciente ao final de seu tratamento, num ato simbólico para demonstrar a sua vontade de lutar e a esperança de vencer a doença. “Nestes dois meses, 100 pessoas tocaram o sino, numa verdadeira celebração pela vida”, disse Paulo.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes