Relógio biológico ? Como funciona? Jet-lag e Como regular?

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Saúde

Relógio biológico ? Como funciona? Jet-lag e Como regular?

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15/05/2019 às 15h41 15/05/2019 às 15h42

Reprodução
Você sabia que todo ser uma tem um relógio dentro de si? Isso mesmo, é o relógio biológico.

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Relógio biológico é uma expressão que conceitua um relógio interno, inerente a cada ser vivo, respeitando um ritmo chamado de circadiano que se repete a cada 24 horas, aproximadamente. A função principal do relógio biológico é comandar as funções do organismo, tais como o controle da temperatura e da pressão arterial, assim como a sensação de fome, a produção de hormônios, entre outros.

COMO O RELÓGIO BIOLÓGICO FUNCIONA?

A coordenação de seu sistema fisiológico e comportamental, realizada pelo relógio biológico, mostra uma sincronização rotineira, em que horários se repetem todos os dias para determinadas ações.

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Por exemplo, em certos horários do dia, você pode sentir fome, sono e também maior ou menor disposição para atividades.
Se ocorre alguma alteração nessa rotina de seu relógio biológico – como dormir mais tarde ou mesmo fazer uma refeição fora do seu horário habitual –, seus sistemas fisiológicos precisarão se adaptar e poderão, inclusive, sentir um desconforto.

O desconforto causado pela mudança em seu horário biológico pode ser visível pela sua disposição, pelo seu humor e pela sua capacidade de trabalho durante determinado dia.

Um exemplo bem claro que pode afetar o horário biológico é o horário de verão.Quando se adianta em uma hora o relógio, estamos induzindo nosso corpo a levantar da cama e realizar suas tarefas uma hora mais cedo do que o normal.

Por isso, é possível afirmar que cada pessoa possui seu próprio relógio biológico – e isso vale para os horários biológicos também.

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Dependendo da pessoa, haverá maior facilidade em se adaptar às mudanças até que o ciclo interno esteja completamente ajustado.
Infelizmente, muitas doenças estão relacionadas com uma má função do relógio interno, como obesidade, doenças cardiovasculares, hepáticas, câncer e depressão.

Outras condições são o Mal de Alzheimer e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), também provocadas pela desregulação do relógio biológico.

RELÓGIO BIOLÓGICO E JET-LAG

Estudos científicos afirmam que há genes envolvidos no processo de sincronização (ou não) do relógio biológico que implicam em vários campos.
De alguma maneira, os relógios biológicos estão sujeitos a diversas causas que interferem na ação e organização das funções fisiológicas, como o trabalho noturno ou em turnos – muito comum em plantões médicos ou em empresas que prestam serviços à noite.

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Um dos maiores inconvenientes quando se trata do relógio biológico é o jet-lag. Chamado também de disritmia circadiana, o jet-lag pode afetar tanto os passageiros quanto os tripulantes em voos que ultrapassam os meridianos.

A falta de sincronização do relógio biológico, por causa do jet-lag, tem efeitos que podem ser ainda piores quando as pessoas cruzam vários meridianos do lado leste para oeste, ou seja, há a necessidade de atrasar o relógio para seguir com o horário atual do local de destino.

É importante ter estratégias para superar esse problema de sincronização do relógio biológico independentemente se a pessoa permanece menos de 48 horas longe do seu “ambiente natural”.

A ideia é adotar horários alternativos para se alimentar e repousar quando se está no local de destino.

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Já quando se passa muito mais do que dois dias em fusos horários diferentes, a dica é se adaptar de forma imediata ao horário local. A prática de exercícios físicos ao ar livre, exposição solar, interação social e alimentação conforme os horários vigentes do destino são recomendações a serem seguidas.

COMO REGULAR O RELÓGIO BIOLÓGICO?

O principal fator de ajuste do seu relógio biológico é o ciclo dia-noite, além, é claro, de sua própria rotina pessoal.Obviamente que uma vida em sociedade pode configurar seu relógio biológico. 

Mesmo com as chamadas “convenções sociais” (trabalho, por exemplo), muitas pessoas são capazes de se adaptar a certos horários de trabalho ou até a práticas de exercícios físicos.

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Para manter o relógio biológico no ritmo certo, especialmente relacionado ao sono e às outras funções, você pode tomar algumas atitudes simples.

Uma delas é alterar os seus hábitos antes de dormir, ou seja, fazer uma limpeza do sono. Veja essas dicas:
• Não faça uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir, pois a luz artificial atrapalha o ritmo circadiano;
• Deixe o ambiente do quarto escuro – se for necessário, utilize cortinas que bloqueiam qualquer fonte de luz que possa vir da rua;
• Mantenha o seu quarto silencioso – não deixe aparelhos eletrônicos no ambiente que possam tocar ou fazer sons que irão interferir no sono;
• Equilibre a temperatura no quarto – nunca tão quente, mas nunca tão frio.

Além disso, procure sempre acordar em um horário determinado. Criar uma rotina é essencial para o seu relógio biológico.

Evite cochilos ou dormir demais. A prática de exercícios físicos de maneira regular tende a diminuir o estresse e garantir um sono mais reparador.
Por último, preste atenção na sua alimentação no período noturno: ela deve ser mais leve para que não influencie o metabolismo.
 

Fonte: Quero Viver Bem


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