Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Saiba como prevenir doenças que aumentam sua incidência com o frio

06/06/2019 às 12h32

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Especialistas explicam que clima altera sistema respiratório, que fica mais vulnerável a doenças; reforçar o sistema imunológico e vacinas podem ajudar. / Foto: Reprodução

O frio favorece a transmissão de doenças, principalmente respiratórias, segundo o infectologista Paulo Olzon, chefe da disciplina de clínica médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ele explica que a transmissão de doenças nessa época se dá por três fatores: a proximidade das pessoas e a permanência em locais fechados, pelo maior acúmulo de muco nasal, que facilita a transmissão de vírus, seja pelo ar ou até por um aperto de mão, e pela mudança que o aparelho respiratório sofre por conta do frio, deixando o organismo mais vulnerável a doenças.

De acordo com o pneumologista Elie Fiss, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o tempo frio e a redução da umidade do ar fazem com que os órgãos respiratórios fiquem irritados, propiciando as chamadas doenças de inverno, que são, principalmente, respiratórias.

Com essa irritação, pessoas que têm doenças respiratórias crônicas, como asma e bronquite, apresentam piora do quadro. Já para quem não tem tais problemas, a irritação propicia a contração de doenças, visto que há maior circulação de vírus durante a época de outono e inverno.

Entre as doenças comuns nessa época estão os problemas respiratórios, como gripes, resfriados, pneumonia, asma, bronquite, sinusite, rinite e alergias respiratórias. A otite (dor de ouvido) também pode ser comum, podendo ser causadas por vírus, ou secundárias a gripes e quadros de asma.

Além das doenças respiratórias, Fiss afirma que, por conta da inversão térmica e do aumento de poluentes na atmosfera, problemas cardiovasculares, como infartos e AVC, podem ser comuns. Esses fatores também podem aumentar a incidência de alergias respiratórias.

Saiba mais: Como aliviar a tosse do bebê? Veja o que funciona, de acordo com a ciência

"Nessa época também é comum haver mais quadros de meningite bacteriana que pode ser transmitida pela própria respiração das pessoas, principalmente com a proximidade entre elas, ocasionada pelo frio", explica Olzon.

Outro fator que aumenta a incidência da meningite no frio é a circulação do vírus pneumococo, o mesmo vírus que causa a pneumonia e pode ocasionar também quadros de meningite.

A meningite é um processo inflamatório das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais causadores do problema são vírus e bactérias, e os sintomas envolvem dores de cabeça, febre, náuseas e rigidez no pescoço. A meningite bacteriana, mais grave que a viral, pode ser prevenida por meio das vacinas meningocócica C e pnemocócica 10-valente (conjugada).

"A maior prevenção que as pessoas podem ter é por meio da vacinação, principalmente as vacinas da gripe e a pneumocócica. Todas as vacinas que estiverem disponíveis, eu recomendo tomar", afirma o pneumologista.

Além disso, o médico recomenda evitar o contato com pessoas infectadas, manter a hidratação e a boa alimentação rica em vitaminas, proteínas e carboidratos, lavar sempre as mãos, manter os ambientes arejados para diminuir a circulação de vírus e mantê-los limpos e usar o umidificador de ar em dias secos. Para irritações na garganta e tosses, o pneumologista indica o uso de mel e própolis.

Fonte: Quero Viver Bem

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes