Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Saiba o que fazer em casos de acidentes envolvendo queimaduras

17/04/2018 às 17h23 17/04/2018 às 17h24

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Segundo a Fundação Municipal de Saúde em Campos, aproximadamente 70 casos já foram registrados apenas no primeiro trimestre deste ano na cidade / Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde divulgou, recentemente, um dado preocupante: cerca de 1 milhão de brasileiros sofre com queimaduras a cada ano. As principais vítimas, de acordo com pesquisa, são crianças e pessoas de baixa renda. Segundo a Fundação Municipal de Saúde em Campos, aproximadamente 70 casos já foram registrados apenas no primeiro trimestre deste ano na cidade.

O gerente de Enfermagem da empresa RM – Serviços em Saúde, Antônio Ferreira, diz que grande parte dos acidentes envolvendo queimaduras ocorre no ambiente domiciliar: “É importante lembrar que a maioria desses casos está ligada à falta de prevenção no dia a dia. E isso deve ser redobrado se houver crianças em casa. Por incrível que pareça, os acidentes com queimaduras podem ser desencadeados por um simples descuido, como levar as crianças no colo até a cozinha, por exemplo”.

As queimaduras são lesões na pele, provocadas pelo calor ou pelo frio, mas que podem, também, ser desencadeadas pela eletricidade, contato com certos produtos químicos, radiações ou até por fricção. “O passo mais importante é esfriar rapidamente a pele, para que as camadas mais profundas não continuem queimando e provocando lesões”, destaca o enfermeiro.

GRAUS DE QUEIMADURA — As queimaduras são classificadas em três graus. A de primeiro grau é aquela que atinge a camada superficial da pele, provocando vermelhidão e ardência no local. Normalmente, é causada por exposição prolongada ao sol, bem como o contato rápido com alguma chama ou objeto aquecido. Para socorrer uma pessoa vítima desse tipo de queimadura, é preciso lavar o local afetado com bastante água, secar com cuidado (sem esfregar) e, se necessário, oferecer um remédio que alivie a dor. “Não passe no local atingido nenhum produto ou receita caseira”, orienta Antônio Ferreira.

Já a queimadura de segundo grau caracteriza-se por afetar uma região secundária da pele, entre a derme (superfície exterior da pele) e a epiderme (camada interior da pele), e nota-se o aparecimento de bolhas na área afetada. As bolhas são o resultado de uma espécie de deslocamento da camada entre a derme e a epiderme, causada pela mudança drástica de temperatura na região.

A queimadura de terceiro grau, por sua vez, caracteriza-se por atingir uma área profunda da pele, podendo incluir até o tecido ósseo, e costuma apresentar uma necrose no local afetado.

Nos casos mais graves, além dos primeiros socorros, é preciso encaminhar a vítima com rapidez a um hospital ou unidade de emergência. Além disso, o gerente de Enfermagem da RM – Serviços em Saúde cita outros cuidados a serem tomados: não perfurar a bolha e evitar radiação solar no local. E tecidos ou materiais que grudam no ferimento, como o algodão, devem ser evitados.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes