Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sarampo: Brasil ocupa o 3º lugar em número de casos no mundo

13/03/2019 às 18h49 13/03/2019 às 18h50

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O sarampo é transmitido pelo ar e infecta o trato respiratório, podendo matar crianças malnutridas e bebês que ainda são muito novos para serem vacinados. / Foto: G1 Bem Estar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) monitora o sarampo no mundo inteiro e o Brasil ocupa o terceiro lugar em número de casos, ficando atrás apenas da Ucrânia e das Filipinas. A doença é muito contagiosa, mais do que ebola, tuberculose e influenza. O vírus pode ser contraído por alguém até duas horas depois de a pessoa infectada ter saído do local.

O sarampo é transmitido pelo ar e infecta o trato respiratório, podendo matar crianças malnutridas e bebês que ainda são muito novos para serem vacinados. Uma vez infectado, não há um tratamento específico, por isso a importância da vacinação.

No Brasil, a região norte está entre as mais atingidas pelo sarampo. Atualmente, o Amazonas está entre os três estados do país com transmissão ativa do vírus do sarampo. Em Roraima e Pará foram registrados casos recentes da doença. O que mais preocupa é que a meta de cobertura vacinal não foi atingida na maioria dos municípios. No Amazonas, só 50% das cidades atingiram o índice.

Transmissão

O vírus possui alta capacidade de propagação. A transmissão acontece de uma pessoa para outra, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou mesmo respirar.

Sintomas

Os principais sintomas são:

– Febre alta com manchas vermelhas no corpo (normalmente as manchas começam atrás do pescoço e atrás da orelha, depois aparecem no rosto e vão descendo para braços, tronco e pernas)

– Tosse

– Coriza

– Conjuntivite

Eles podem ser confundidos com outras doenças, como a dengue. Por isso, é importante procurar imediatamente um serviço de saúde.

Como evitar a transmissão

– Lave as mãos com frequência

– Quando espirrar, coloque o braço para tampar o nariz. Jamais use as mãos

Como se proteger?

A vacina é a única forma de se proteger. Ela é disponibilizada gratuitamente pelo SUS em duas doses – tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), aplicada nos bebês aos 12 meses de idade, e tetra viral (as três doenças, acrescida da catapora), aos 15 meses.

E quem deve tomar a vacina? Crianças de 12 meses a cinco anos; crianças e adultos de cinco a 29 anos que ainda não se vacinaram (duas doses da tríplice com intervalo de 30 dias) e adultos de 30 até 49 anos (uma dose da tríplice).

E quem não deve? Casos suspeitos de sarampo, menores de seis meses, grávidas, pessoas imunodeprimidas e pessoas acima de 49 anos.

Fonte: G1 Bem Estar

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes