Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sarcoma de partes moles, um tipo de câncer, ganha remédio novo no Brasil

10/05/2018 às 18h27

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O tratamento aumentou consideravelmente o tempo de vida de pessoas com casos avançados desse tumor / Foto: Reprodução

Há certos tipos de câncer que, apesar de todos os avanços recentes na oncologia, só podiam ser tratados com armais mais convencionais, a exemplo de quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Esse era o caso do sarcoma de partes moles, um tumor que surge em tecidos como músculos, ossos e gordura. Mas chegou ao Brasil um medicamento moderno que, para certos especialistas, representa uma revolução no tratamento.

O nome do fármaco é olaratumabe, da farmacêutica Eli Lilly. Em estudos que justificaram sua aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a droga, em conjunto com a químio, acrescentou 12 meses de vida a pacientes com casos avançados de sarcoma de partes moles. Isso quando comparada ao uso isolado da quimioterapia.

“O benefício é muito considerável. Tanto que as agências reguladoras liberaram o medicamento em diferentes países, inclusive aqui, mesmo antes da finalização dos chamados estudos de fase 3, que envolvem um número maior de voluntários”, contextualiza o oncologista Rodrigo Munhoz, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

Essa informação é importante. Por mais que a novidade seja animadora, temos de esperar os resultados dessas pesquisas para ver o real efeito do olaratumabe entre os pacientes – tanto os positivos quanto as eventuais reações adversas.

De qualquer forma, a chegada da medicação foi comemorada por trazer uma opção de tratamento em uma área escassa de novidades há décadas. O olaratumabe, pertencente à classe das terapias-alvo, inibe moléculas que estimulam a proliferação da enfermidade.

Ou seja, ele freia sua progressão mirando pontos específicos do câncer, ao invés de, como a químio, bombardear boa parte do corpo.

Fonte: Abril Saúde

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes