Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Saúde planeja estender programa de Tabagismo às UBS

17/12/2018 às 12h29

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O objetivo do Programa é levar o tratamento contra o tabagismo para as unidades básicas de saúde (UBS) do município / Foto: Supcom

O programa de Combate ao Tabagismo da secretaria municipal de Saúde (SMS) vai realizar nesta quarta-feira (19/12) e quinta-feira (20/12), a partir das 8h30, uma capacitação do programa para todos os servidores da atenção básica, com objetivo de levar o tratamento contra o tabagismo para as unidades básicas de saúde (UBS) do município.

De acordo com o coordenador do programa, o enfermeiro Jetro Medeiros, mais de 60 profissionais já se inscreveram no curso, que vai acontecer no auditório do hospital da Santa Casa de Misericórdia de Campos.

“Será uma capacitação de extrema importância para a população que deseja parar de fumar e que terá oportunidade de fazer o tratamento em uma unidade de saúde próxima à sua residência. Esta também será uma grande conquista para o programa”, ressaltou.

Já nesta sexta-feira (21/12), a equipe do programa fará a última entrega de certificados aos pacientes que concluíram com êxito o tratamento e pararam de fumar. A cerimônia vai acontecer no auditório do Conselho Municipal de Saúde, às 9h.

“Cada pessoa que termina o tratamento e para de fumar é uma grande conquista. Como acontece nos demais eventos, faremos uma pequena confraternização com os pacientes e entregaremos o certificado a cada um que teve sucesso nessa jornada e deixou de fumar”, concluiu Jetro.     

Para iniciar o tratamento, o paciente passa por uma avaliação clínica com a equipe multidisciplinar do programa, que existe há 12 anos e tem índice de êxito de cerca de 30%, considerado ótimo pela equipe. O tratamento contra o tabagismo dura cerca de três meses e os pacientes inseridos passam também por acompanhamento com psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais e médicos.  

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes