Sábado, 20 de abril de 2024

Teste rápido oral de HIV está disponível nas UBS da Família

22/10/2018 às 10h57 22/10/2018 às 15h58 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
teste rápido oral de HIV é oferecido pelo Ministério da Saúde ao município há dois anos / Foto: Supcom

A equipe de dentistas do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) iniciou nos consultórios odontológicos de duas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) a realização dos testes rápidos de fluido oral de HIV. Há dois anos, o Ministério da Saúde disponibiliza este tipo de teste e, em Campos, nesse período, o serviço era feito apenas na sede do Programa DST Aids. 

A ação é inovadora no município e a ideia de levar o exame aos consultórios foi da dentista Renata Barra, que, assim como os demais profissionais, recebeu treinamento para a realização do teste rápido oral. Neste momento, além da sede do programa, também oferecem o serviço as UBSF do Parque Aurora e do Parque Prazeres. Já o teste comum é oferecido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

"Na consulta odontológica, o dentista vai oferecer o teste rápido de HIV pela saliva ao paciente, que tem o direito de aceitar ou não fazer o exame. Essa oferta é um grande ganho para a saúde bucal do paciente e também do programa Estratégia Saúde da Família do município", destacou Renata.

O exame detecta anticorpos para o HIV1 e HIV2 e o resultado sai em aproximadamente 30 minutos. Para a realização do teste, um coletor é inserido pelo dentista acima dos dentes do paciente e passado na arcada superior e inferior. Em seguida, o mesmo coletor é colocado em um suporte para que o profissional faça a leitura do resultado.

O teste rápido de fluido oral de HIV também é realizado no programa DST Aids e Hepatites Virais, situado na rua Conselheiro Otaviano, 241, Centro, como explica a coordenadora do programa, Paula Alvarenga.

"Desde que recebemos os testes, foram realizados treinamentos com os profissionais de saúde para a sua utilização de forma correta. É um teste rápido, confiável e seguro, além de não ser invasivo. Não causa dor e oferece maior conforto ao paciente. O programa atende ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h", concluiu a coordenadora do DST Aids e Hepatites Virais.

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes