Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Transplantados: como fica o tratamento com mudanças no SUS

19/07/2019 às 11h25

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Ministério da Saúde suspendeu contrato com fabricantes de 18 medicamentos e uma vacina, mas afirma que irá readquiri-los na 'iniciativa privada' . / Foto: Reprodução

Transplantados demonstraram indignação nas redes sociais em relação à suspensão do contrato entre o Ministério da Saúde e fabricantes de 18 medicamentos e uma vacina distribuídos gratuitamente na rede pública. Há remédios para transplantados, diabéticos, pessoas com câncer, com insuficiência renal crônica, entre outros. 

"Li a notícia de que o governo descadastrou 9 laboratórios que produzem medicamentos de uso contínuo. Dois deles produzem medicamentos que eu tomo. Estou em pânico porque não sei se mês que vem conseguirei pegá-los na farmárcia", postou uma transplantada no Twitter.

"Há 12 anos sou transplantada e por isso tomo medicamento contínuo de alto custo. São medicamentos fornecidos pelo SUS e no caso do meu tratamento custam cerca e R$ 2,5 mil ao governo brasileiro. Eu recebia semestralmente um relatório, mas há quatro anos não recebo mais", afirmou outra transplantada.


No caso de medicamentos para transplantados, eles são de alto custo, sendo alguns não encontrados em farmácias. A interrupção do tratamento medicamentoso pode acarretar na perda do órgão e até mesmo na morte do paciente, de acordo com a nefrologista Luciane Deboni, coordenadora de transplantes da Fundação Pró-Rim.

Segundo a médica, s remédios que esses pacientes utilizam e são distribuídos pela rede pública são absolutamente vitais, sendo usados para que o órgão transplantado não seja rejeitado pelo corpo. Então, ficar sem o remédio pode colocar o transplante a perder. Quando é de um rim, por exemplo, há ainda a diálise para substituir a função no caso de uma rejeição. Mas e se é um transplante de coração? O paciente não sobrevive, explica Luciane.

A médica afirma que a falta de medicamentos não é algo novo e que antes mesmo da realização dos cortes pelo Ministério da Saúde ela já ocorria. "É obrigação do governo assegurar a medicação para a população. Não é possível que os transplantados, e também outros pacientes que recebem essas medicações, ficarem tranquilos. Antes já faltava, já atrasava. A preocupação não é nova, mas é agravada", afirma a médica.

Luciane explica que, atualmente, o governo gederal é o responsável pelo fornecimento das medicações para pacientes transplantados e que, ao comprar os medicamentos, repassa para os Estados. Assim, com a compra unificada dos medicamentos, que vêm em grande quantidade e por um preço menor, se há atrasos ou faltas, todo o país fica sem os remédios.

Outra preocupação tanto da médica quanto de pacientes que se manifestaram nas redes sociais é que alguns medicamentos não são encontrados em farmácias no país sendo de fornecimento exclusivo da rede pública.

Já em relação àqueles medicamentos que podem ser comprados, o custo é elevado, chegando a R$ 3 mil por remédio. Segundo Luciane, esses pacientes não tomam apenas um tipo de medicação, mas até sete remédios por mês.

"Em alguns lugares, com a falta de medicamentos, os pacientes estão recorrendo aos hospitais, ocupando leitos para tomar a medicação porque não conseguem retirá-la ambulatorialmente", diz a médica.

A nefrologista orienta que os pacientes tenham um controle das medicações e uma previsão do quanto ela ainda durará, de maneira a não deixar faltar em casa se não tiver no SUS. Já em caso de escassez de medicamentos, ela afirma que os pacientes devem recorrer ao MP (Ministério Público) para garantir que seu direito aos medicamentos seja atendido, já que ainda essas medicações fazem parte dos remédios fornecimentos do SUS. "Peça doações, recorra ao Ministério da Saúde, mas não deixe de tomar uma dose sequer do remédio", orienta.

Em relação à suspensão dos contratos, o Ministério da Saúde afirmou, por meio de nota, que a medida não afetará a população. "A maior parcela desses remédios em fase de suspensão sequer chegou à fase de fornecimento do produto. Para garantir o abastecimento da rede, o Ministério vem realizando compras das medicações por outros meios previstos na legislação".

Saiba quais são as 18 medicações e vacina que tiveram contrato suspenso: 

• Adalimumabe;
• Etanercepte;
• Everolimo;
• Gosserrelina;
• Infliximabe;
• Insulina (NPH e Regular);
• Leuprorrelina;
• Rituximabe;
• Sofosbuvir;
• Trastuzumabe;
• Cabergolina;
• Pramipexol;
• Sevelâmer;
• Vacina Tetraviral;
• Alfataliglicerase;
• Bevacizumabe

Fonte: R7 Saúde

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes