Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Transtorno Obsessivo Compulsivo: como reconhecer os sinais?

06/04/2018 às 16h04

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O diagnóstico não é difícil. Com observação e muita conversa fica fácil entender os sintomas / Foto: Reprodução

Em que momento a fixação com organização, segurança e limpeza, por exemplo, pode virar um transtorno? O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é mais frequente do que se imagina. O que acontece é que muitas pessoas escondem por causa da vergonha ou medo de serem consideradas ‘esquisitas’.

O diagnóstico não é difícil. Com observação e muita conversa fica fácil entender os sintomas. A psiquiatra Maria Conceição do Rosário mostrou o que a medicina já descobriu sobre o transtorno.

Hoje, em cada 150 crianças no mundo, uma tem TOC. A pediatra e consultora Ana Escobar explicou porque é importante perceber os sinais desse transtorno logo no início, ainda na infância. Pesquisas mostram que quanto mais cedo se inicia o tratamento, melhor é a evolução.

Um exame clínico é feito para descobrir se a pessoa tem TOC. É feita uma análise dos comportamentos – o quanto é repetitivo: vezes, horas e dias. Não existe relação entre trauma e TOC. Geralmente há picos de incidência na infância e pré-adolescência, que vai até os 25 anos, em média, mas também há diagnóstico com início tardio, entre 40 e 50 anos.

Situações mais comuns em crianças:

- Gostam de comer tudo separado, onde a comida não pode se misturar (normal até os seis anos, depois pode indicar TOC);

- Dormir sempre do mesmo jeito, na mesma posição;

- Organização dos brinquedos sempre a mesma, com uma certa ordem;

- Ler e reler várias vezes, ou escrever, apagar e reescrever várias vezes;

- Arrumar o material escolar de forma simétrica;

- Não querer usar o banheiro da escola.

Situações mais comuns em adultos:

- Limpeza excessiva e repetitiva;

- Organização excessiva;

- Pensamentos que causam incômodo.

Fonte:

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes