Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Trombose pode ser provocada por fraturas ou acidentes

15/02/2019 às 11h37 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Nesses casos é importante a mobilização precoce do paciente e evitar ficar muito tempo parado / Foto: Reprodução

No final do século XIX, o alemão Rudolf Virchow (1821-1902) criou uma teoria que é válida até hoje sobre os fatores que podem desencadear uma trombose. É baseada em três fatores, daí ser conhecida como tríade de Virchow. Lesão da parede do vaso, alterações do fluxo sanguíneo e alterações que deixam o sangue mais grosso (hipercoagulabilidade).

No caso de fraturas ou acidentes, o mais comum é junto da fratura acontecer uma lesão de um vaso. Se houver uma ruptura do vaso e consequentemente uma hemorragia, os processos normais de coagulação sanguínea vão entrar em ação para estancar a hemorragia. Porém esses processos ficam ativados e, no caso de fratura ou acidentes, entra em cena um segundo fator desencadeante de trombose, que é alteração do fluxo sanguíneo. Nesses casos a imobilização, que normalmente acontece após uma lesão e que deixa o fluxo sanguíneo mais lento, facilita a formação de trombos. Essa imobilização prolongada associada ao trauma pode desencadear uma trombose.

Às vezes, principalmente em casos de acidente, pode existir a necessidade da punção de veias para administração de soro ou sangue e essas punções venosas com cateteres que podem ficar por um tempo maior também podem ser um fator a mais no aparecimento de trombos. Além disso, a pessoa acidentada pode ter nascido com uma facilidade maior em fazer trombos, chamada de trombofilia. Normalmente é uma tendência familiar e é comum algumas pessoas da família relatarem episódios de trombose.

Outros momentos da vida da pessoa podem fazer o sangue ficar com maior tendência a formar trombo, por exemplo durante a gestação e no período pós-parto (puerpério).

Além disso, certas doenças como neoplasias malignas, alguns tipos de doenças reumatológicas, pessoas que usam pílula anticoncepcional e são fumantes, portadores de varizes volumosas e obesos também podem ter mais facilidade de formar trombos. Quando existe a associação de mais de um fator da tríade, aumenta a chance de acontecer uma trombose.

Fonte: Minha Vida

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes