Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Tuberculose tem tratamento garantido no SUS

08/09/2019 às 19h18 10/09/2019 às 08h55 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Em geral, após 15 dias de tratamento, as pessoas infectadas já não transmitem mais a doença. / Foto: Reprodução

A  tuberculose pulmonar é a mais comum em todo o mundo. Entre os sintomas, o principal é a tosse persistente, com ou sem catarro. Mas, é preciso reparar no emagrecimento sem causa aparente, na febre baixa no final do dia e no suor excessivo durante a noite. Também pode haver cansaço intenso e a falta de vontade para atividades cotidianas.

“Apesar da forma mais comum ser a pulmonar, outros órgãos podem ser afetados pela doença. Os sintomas variam de acordo com o órgão acometido”, esclarece a coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Denise Arakaki

No Brasil, tanto o diagnóstico quanto o tratamento da tuberculose estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Os medicamentos para tratar a doença não podem ser encontrados à venda, em farmácias. “O tratamento das formas sensíveis da tuberculose dura no mínimo seis meses, com medicação diária. E o das formas resistentes é feito em unidades de referência, e duram de 18 a 24 meses. Tuberculose tem cura, mas o tratamento deve ser feito até o final”, ressalta a coordenara.

A vacina BCG, prevista no Calendário Nacional de Vacinação e aplicada em crianças ao nascer (ou até os 4 anos, se nunca tiver sido vacinada), previne as formas graves da doença. “Além da vacina BCG, outra forma de prevenir o adoecimento é avaliar as pessoas que tiveram contato com pessoas com tuberculose pulmonar. Os contatos que foram infectadas pelo bacilo podem receber medicamento para prevenir a evolução para doença. Pessoas vivendo com HIV devem ser avaliadas anualmente para ver se estão infectadas pelo bacilo da tuberculose e também devem receber o medicamento para prevenção”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

Em geral, após 15 dias de tratamento, as pessoas infectadas já não transmitem mais a doença.

Fonte: Ministério da Saúde

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes