Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa amanhã

Facebook Whatsapp Twitter
Segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Saúde

Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa amanhã

Em Campos imunização terá início da terça por causa do feriado

Facebook Whatsapp Twitter Google+

05/08/2018 às 16h13 05/08/2018 às 16h15

Supcom
A vacinação acontece de segundas a sexta-feira, das 8h às 16h.

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter Google+
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa nesta segunda-feira (06/08) em todo o país. Em Campos, por causa do feriado do padroeiro da cidade, a imunização  começa na próxima terça-feira (07) .

Organizada pelo Ministério da Saúde, junto às secretarias estaduais e municipais de Saúde, a mobilização se estende até 24 de agosto, tendo o sábado, dia 18, com Dia D. A orientação da Vigilância em Saúde de Campos é para que a população realize a atualização do cartão vacinal, disponível nos postos de saúde e também no Centro de Saúde.

A meta estimada pelo Ministério da Saúde é atingir 95% de cobertura vacinal contra as duas doenças. De acordo com a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campos (SMS), o intuito é manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite e o sarampo para que não haja a reintrodução do vírus. Participam desta campanha crianças a partir de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias. 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

A vacinação acontece de segundas a sexta-feira, das 8h às 16h.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram adquiridas 28,3 milhões de doses de ambas as vacinas – um total de R$ 160,7 milhões. Todos os estados, segundo a pasta, já estão abastecidos com 871,3 mil doses da Vacina Inativadas Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. 

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida serão imunizadas – mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. Neste caso, a criança vai receber um outro reforço. A campanha ocorre em meio a pelo menos dois surtos de sarampo no Brasil, em Roraima e no Amazonas. No caso da pólio, 312 municípios registram baixas taxas de cobertura vacinal contra a doença.

Veja a seguir algumas das principais perguntas e respostas relacionadas à campanha, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde:

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Qual o foco da campanha?

Crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses).

Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos?

Sim. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Qual a vacina usada contra a pólio?

Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

Qual a vacina usada contra o sarampo?

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Adultos participam da campanha?

Não. A campanha tem como foco crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos. 

Mesmo não sendo foco da campanha, adultos precisam de alguma das duas doses?

Sim. Conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.

Fonte: Supcom/ABr


Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso